O Enem não será cancelado, afirma presidente do Inep sobre fraudes ao exame

"Não há a menor possibilidade do Enem ser cancelado". Estas foram as palavras do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, durante entrevista coletiva na Superintendência da Polícia Federal no Ceará, na manhã desta sexta-feira (14), sobre a prisão de envolvidos em um esquema de fraude do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.

O presidente do Inep afirmou que o instituto se preocupa com isonomia do Enem, desde a elaboração até o repasse da prova aos estudantes. No entanto, conforme Francisco Soares, casos de fraudes são de responsábilidade da Polícia, pois trata-se de um crime.

Francisco Gonçalves ainda elogiou o trabalho realizado pela PF do Ceará, que culminou na prisão provisória de 4 pessoas no estado da Paraíba e em Juazeiro do Norte, no interior do Estado. As investigações devem continuar em busca da identificação e punição dos candidatos beneficiados com o suposto vazamento das questões.

"Quem atentar contra o Enem será preso. Podem ter certeza, quem não estudar e procurar obter vantagens por outros meios será punido", ressaltou.

O Inep tem colaborado com as investigações desde o ano passado, fornecendo banco de dados que ajudaram na identificação dos investigados e na elucidação da fraude. Até agora, a PF do Ceará já prendeu 6 pessoas envolvidas em esquemas de fraudes da prova do Enem.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis