Crato (CE): Texto de Antonio Vicelmo é tema de questão no Enem

Uma das mais antigas e belas tradições da cultura popular nordestina serviu como questão de prova durante o segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado ontem (9). O item abordava a maneira como os cordéis continuavam sendo confeccionados por métodos que superaram o avanço tecnológico, mantendo, desta forma, um trabalho artesanal na construção de cordéis ilustrados por meio de xilogravuras em suas capas.

O questionamento foi baseado em matéria publicada pelo Diário do Nordeste em maio de 2005, de autoria do jornalista Antônio Vicelmo, o qual durante vários anos atuou como correspondente do jornal no Cariri.

A citação da matéria nas provas do Enem gerou um misto de surpresa e orgulho para muitos caririenses, em especial para o autor do texto, que reside no Crato. "Muitos amigos telefonaram comemorando o uso da reportagem na prova do Enem. Eu recebo isso com muita gratidão", revela.

Para o jornalista, os critérios utilizados pela comissão responsável pela elaboração das questões demonstram que a escolha do tema da reportagem foi, além de pertinente no contexto da difusão cultural da região, importante no sentido de introduzir no cenário nacional trabalhos feitos nos rincões do País. "A comissão é muito criteriosa em todos os sentidos. Acho que valeu pela escolha do tema da reportagem, que deixa claro que não houve perda da tradição na confecção dos cordéis e das xilogravuras, por conta do uso de equipamentos antigos e, ainda, por comprovar a qualidade no uso da linguagem durante as matérias veiculadas pelo jornal", comentou.

A questão foi ainda celebrada por integrantes da Academia dos Cordelistas do Crato e pela Lira Nordestina, de Juazeiro do Norte. Ambas planejam como capitalizar o ocorrido em favor da cultura regional do Cariri.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis