Crato (CE): Minha Casa Minha Vida está sendo construído e recebe visita da imprensa caririense

O maior conjunto de habitações da história do Crato já está sendo realidade, com as primeiras casas erguidas no Município, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, com investimentos de mais de R$ 102 milhões e a construção de 1.578 casas nesta primeira etapa. As moradias estão sendo feitas por meio de parceira do Governo Federal, Governo Estado e Governo Municipal.

O Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, esteve recepcionando os comunicadores durante a apresentação das primeiras casas, juntamente com os empresários proprietários das construtoras responsáveis pela execução das construções, além do Secretário da Cidade, José Muniz, e uma comissão de vereadores e assistentes sociais. São mais de 500 empregos diretos gerados nos canteiros de serviços, que deverão duplicar nos próximos meses, para atender as etapas de serviços, inclusive com mulheres pedreiras tendo a sua mão-de-obra valorizada e absorvida pelo programa.

A primeira visita foi realizada no Conjunto denominado Residencial Monsenhor Montenegro, onde estão sendo construídas 596 unidades habitacionais. Todos os detalhes dos projetos foram repassados para os comunicadores pelos representantes das construtoras responsáveis pela obra. No Residencial Filemon Rodrigues Lima Verde estão sendo construídas 982 unidades, com a previsão de entrega das primeiras unidades em outubro do próximo ano. Os conjuntos habitacionais estão sendo construídos no bairro Barro Branco.

O Município do Crato vem trabalhando intensamente no intuito de atender as exigências do projeto, proporcionando as facilidades necessárias para o encaminhamento das obras, com infraestrutura e todos os quesitos burocráticos, além de investimentos voltados para o desenvolvimento de várias ações, a exemplo de diversos projetos sociais, no intuito de atender às famílias. Com as próximas etapas de construções, há a perspectiva de apresentação dos projetos aos futuros moradores. Uma forma de familiarizar as pessoas aos seus futuros espaços de moradia.

O secretário da Cidade destacou todo o empenho que vem sendo empreendido pelo prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, desde o momento de negociações das casas para o Crato e a realização do projeto até a sua aprovação, atendendo todos os quesitos, sendo necessárias diversas viagens a Brasília e Fortaleza, para os ajustes necessários à efetivação do Minha Casa, Minha Vida, em Crato. A administração tem como meta a construção de cerca de 4 mil unidades habitacionais, com a finalidade de reduzir consideravelmente o déficit de moradias, beneficiando as famílias mais necessitadas e as aquelas que residem em área de risco na cidade.

A primeira fase do cadastramento da população já aconteceu nos bairros, com apresentação do projeto e esclarecimento dos principais critérios para a realização dos cadastros. Cerca de seis mil pessoas foram cadastradas e passarão por uma pré-seleção, para avaliar o cumprimento de todos os quesitos. O pré-cadastro final será encaminhado à Caixa Econômica Federal (CEF) com 2 mil cadastros para avaliação e inserção dos beneficiados.

Saiba mais

Residencial Monsenhor Montenegro
Todo um projeto de infraestrutura vem sendo desenvolvido para este residencial, que terá 596 moradias, com um planejamento que inclui área verde, com playground, entre outros benefícios diretos para os moradores, que terão acesso a serviços de saúde, área de mobilidade planejada, além de acessibilidade para os residentes. São cerca de 250 empregos gerados no Residencial Monsenhor Montenegro. As obras foram iniciadas em julho deste ano.

No local está sendo desenvolvido um sistema de drenagem que possibilitará melhores condições de esgotamento no local. São 43 metros quadrados de área construída para cada casa, com 6 metros de frente por 21. A área total reservada para as construções é de cerca de 12 hectares. A construtora Emprecon é responsável pelos serviços neste residencial.

Residencial Filemon Rodrigues de Limaverde
O maior residencial já construído no Município do Crato passará a contar com 982 casas. As paredes são montadas em alvenaria no próprio espaço de construção, o que facilita o processo de montagem e possibilita a construção com menor custo. A meta é que 10 casas sejam montadas por dia no local, que receberá inclusive estação de tratamento para as águas dos esgotos e dejetos, possibilitando a reutilização da água, dispensando a construção de fossas no local. Todas as ruas desse residencial serão asfaltadas. Cada etapa de montagem terá uma equipe, para dinamizar os serviços e fazer cumprir a meta estabelecida, para entrega das casas até outubro do próximo ano.

No local serão construídas duas quadras esportivas, com mais quatro áreas de lazer, praças, posto do Programa de Saúde da Família (PSF) e uma creche. Esses projetos também estão sendo desenvolvidos por meio da Prefeitura Municipal, com parcerias do Governo Federal.

A previsão, com o sistema de montagem adotado pela obra, é que haja antecipação das primeiras entregas de até dois meses, antecipando para setembro de 2015. 80% da parte de água e esgotos no local já estão prontos. Dentro do plano de mobilidade, haverá uma interligação do conjunto, em sua via principal, com a avenida do Contorno que está sendo construída em Juazeiro do Norte.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis