Crato (CE): Em coletiva à imprensa prefeito Ronaldo fala sobre os investimentos feitos na saúde do município

Com relação à matéria veiculada no último domingo, no Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos e a secretária de Saúde, Aline Alencar, convocaram uma entrevista coletiva para  esclarecer à população e à sociedade de forma geral algumas questões relativas à saúde e educação do Crato.

Estiveram também na coletiva o secretário de Educação, Robério Alves, o procurador-geral do Município, George Borges e o contador Joaquim Landim.

O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos disse primeiramente que pedia desculpa à população do Crato pelo fato da cidade ter saído de forma negativa na imprensa, mas queria deixar claro que as denúncias de desvio de verbas da educação, relativas à merenda escolar foram direcionadas à gestão anterior.

Segundo Ronaldo a gestão atual atua de forma correta nos processos licitatórios e todas as mercadorias compradas são recebidas e tem seu destino final de acordo com a licitação. Ainda segundo o prefeito a sua gestão vem trabalhando de forma transparente e de acordo com  a lei.

A secretária de Saúde Aline Alencar disse que  pelo fato da sociedade brasileira estar vivendo  mudanças significativas  nos usuários do Sistema Único de Saúde há problemas  em alguns setores da saúde que ainda não foram resolvidos.

Com relação aos exames a secretária apontou que a saída será otimizar o setor, ampliando a oferta e diminuindo o tempo para entrega dos exames. Para isso, a prefeitura está buscando mais recursos junto ao Ministério da Saúde para melhorar o atendimento.

Ainda com relação à saúde o prefeito Ronaldo destacou que sua gestão recebeu a saúde com  21 equipes do Programa de Saúde da Família e atualmente são 40 equipes funcionando, além de ter dobrado o número de consultas, exames e cirurgias.

Além disso, a prefeitura está investindo em equipamentos como o SAMU, a Policlínica e em breve o Crato receberá uma Unidade de Pronto Atendimento  (UPA). São equipamentos que em muito irão melhorar o atendimento da saúde da população.

Um dos entraves que serão redimensionados é com relação à quantidade de cartão SUS no Crato. Mesmo  com uma população de pouco mais de 116 mil habitantes o Crato tem  próximo a 200 mil cartões SUS, o que sobrecarrega o sistema de saúde do Crato com pessoas de outras cidades.

A Prefeitura já iniciou o recadastramento de todos para diminuir de forma considerável o cartão SUS deixando apenas pessoas que residem efetivamente no Município.

O procurador-geral do Município, George Borges  disse que as empresas denunciadas na matéria do último domingo no Fantástico não tem mais nenhum negócio com a prefeitura do Crato e que os negócios feitos se deram apenas na gestão anterior.

Para finalizar o prefeito lembrou que o Município na atual gestão vem investindo 23% de seus recursos na área de saúde, e que irá buscar mais recursos do Governo Federal para o setor.

Ainda na coletiva o prefeito destacou algumas ações de sua gestão como a vinda da Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário ao Crato, a instalação do Samu, da Policlínica e em breve da UPA.

Além de inúmeras obras que vem sendo feitas como a Encosta do Seminário, 1,.578 casas do programa Minha Casa Minha Vida, a construção da calçamento na zona rural, a construção da estrada da Vila São Bento, a urbanização do entorno do estádio Mirandão, as melhorias no Bairro São Miguel, obras feitas com recursos próprios e outras feitas em parceria com os governos do Estado  e Federal.

O prefeito destacou ainda que o  Crato já tem investimento de R$ 240 milhões para diversas obras no Município. Algumas iniciadas, outras em andamento e outras que se iniciarão em 2015, com a construção de cobertura de quadras esportivas,  construção de escolas e creches.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis