Crato (CE): Campanha Novembro Azul alerta para a saúde do homem

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Saúde do Homem em parceria com o Programa de Saúde na Escola- PSE e Secretaria Municipal de Educação realiza a campanha Novembro Azul.

Trata-se de uma campanha de conscientização dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, intuindo sensibiliza-los para a importância do exame de toque retal, que é indicado para homens a partir de 50 anos e com 45 anos, caso tenham casos na família.

De acordo com uma das responsáveis da Estratégia de Saúde da Família do Crato, Kênia Figueiredo, na próxima quinta-feira, dia 13 será realizada uma caminhada de conscientização com profissionais da Mobilização Social em Saúde de Educação.

A caminhada  tem como objetivo alertar os homens sobre a importância dos exames regulares de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns entre a população masculina - sairá as 7h30min da Praça da Sé, percorrerá algumas ruas centrais da cidade e terminará na Praça Siqueira Campos. “É importante a participação da comunidade cratense, a saúde está comprometida em sensibilizar orientar, prevenir e cuidar da população, oferecendo serviços assistências com profissionais especializados” explica

Dentro da programação do Novembro Azul as Unidades Básicas de Saúde já estão realizando os encaminhamentos para o exame e durante alguns dias serão disponibilizados atendimentos noturnos.

Segundo a coordenadora da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Crato, Neyana Batista Meneses nos dias 19 e 26 todos os Postos de Saúde da zona urbana estarão realizando atendimentos noturnos, com médicos, enfermeiros e dentistas. “Para facilitar o atendimento aos usuários dispomos de atendimentos durante a noite, a prevenção é uma das formas mais eficazes de se combater as doenças” ressalta.

A secretária de Saúde Aline Franca convoca a sociedade cratense a participar da campanha Novembro Azul, destacando o trabalho da coordenação de Saúde do Homem e Mobilização Social “Nossos profissionais estão a postos para orientar os usuários em relação a prevenção e combate as doenças, no caso especifico do câncer de próstata é muito importante que os homens a partir dos 50 anos procurem realizar os exames” conclui

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.

Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis