Após reportagem do Fantástico, prefeitos prestam esclarecimentos

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo, diz que
 empresas suspeitas de desvio não atuam mais no
fornecimento de merenda escolar
Os vereadores do Crato concentraram as discussões da sessão de ontem, da Câmara Municipal, no suposto desvio de verba nas áreas da Saúde e Educação do Município, segundo denúncias veiculadas no programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo. Os legisladores não descartam a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso, mas pregam cautela. Os prefeitos do Crato e de Juazeiro do Norte, citados na reportagem, prestaram esclarecimentos.

O presidente da Câmara Municipal do Crato, Luís Carlos Saraiva (PSL), disse que a Mesa Diretora aguardará uma provocação dos parlamentares para se manifestar sobre a abertura de uma CPI. "Nós vamos aguardar os acontecimentos para então nos manifestarmos de maneira mais aprofundada", declarou. As investigações estão sendo comandadas pelo procurador da República Rafael Rayol.

Para o líder do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Matos (PMDB) na Câmara, a Casa tem obrigação constitucional no aprofundamento das investigações, mas pediu tranquilidade. "A Câmara vai realizar as devidas investigações e auxiliar o Ministério Público naquilo que for necessário. Não creio, no entanto, que haja motivos, pelo menos no atual momento, da criação de uma CPI", opinou. Já o vereador Roberto Anastácio (Pros) defende que a Comissão seja aberta imediatamente.

Em coletiva de imprensa, ontem, o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos se pronunciou sobre a demora em relação a atendimentos de média complexidade nos postos de saúde do Município, mas não comentou desvios de recursos da educação que teriam ocorrido na gestão passada.

"Nós investimos, até agosto deste ano, mais de 23% dos recursos na área da saúde. Quando recebemos o Município havia poucas equipes do Programa Saúde da Família, hoje são 40 equipes (...) No entanto, ainda há necessidade de maior investimento do Governo Federal juntos aos municípios para que a população seja atendida a contento", afirmou.

Merenda
Sobre as denúncias de contratação sem licitação de empresa para fornecer merenda escolar, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo (PMDB), divulgou nota de esclarecimento. A Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que as empresas citadas na reportagem não fornecem mais nenhum tipo de produto ou serviço para o município.

O documento acrescenta que a empresa Distrimegi foi contratada num período emergencial para fornecimento de merenda escolar no início de 2013 e realizou a entrega de todos os produtos. Raimundo Macêdo diz ainda apoiar todas as investigações do Ministério Público e a consequente punição dos envolvidos, alegando que o Município está disponibilizando todas as informações para que o MP possa realizar o seu trabalho.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis