Sua saúde: Confira 5 dicas que podem parecer estranhas, mas são verdadeiras

Estamos acostumados a seguir algumas medidas para a manutenção e melhora da nossa saúde que são amplamente difundidas e de conhecimento geral. E muitas dessas regrinhas são bastante simples: como a que diz que comer de forma saudável e se exercitar é essencial para perder peso, por exemplo.

Mas existem outras medidas que podem sair desse esquema tradicional e realmente funcionar para melhorar a saúde em vários aspectos, apesar de parecerem meio estranhas e pouco usuais.

As dicas a seguir (divulgadas no site da conceituada revista Time) realmente funcionam, de acordo com vários testes e pesquisas, mas elas podem até lhe deixar duvidando disso. Confira abaixo:

1 – Beber café para cochilar melhor
Quem diria que um café, em vez de atrapalhar uma soneca, poderia deixa-la mais proveitosa para você? Pois isso foi comprovado em um estudo japonês, que analisou como tirar o máximo proveito de um rápido cochilo.

Segundo a pesquisa, as pessoas que tiraram uma sonequinha de vinte minutos após consumir cerca de 200 miligramas de cafeína (o valor de uma a duas xícaras de café) se sentiram mais alertas e tiveram melhor desempenho em testes de computador do que aquelas que só cochilaram sem tomar a bebida.

Essa ação funciona da seguinte forma: um cochilo com duração de vinte minutos (que você tirou logo depois de tomar uma xícara de café) termina assim que a ação da cafeína começa, “limpando” o cérebro de uma molécula chamada adenosina e maximizando o estado de alerta.

Ou seja, o café que você tomou não vai influenciar naquele soninho gostoso, agindo apenas quando você já está para acordar de forma mais revigorada. "A adenosina é um subproduto da vigília e da atividade", explicou Allen Towfigh, diretor médico do Instituto de Neurologia e Medicina do Sono de Nova York, à revista Time.

Segundo o especialista, conforme os níveis de adenosina aumentam, nos tornamos mais cansados. A adenosina, quando combinada com a cafeína, reduz ainda mais os seus efeitos e amplifica os efeitos da soneca. Essa dica vale principalmente para quem consegue um tempinho para recarregar as energias depois do almoço para retornar ao trabalho com mais disposição.

2 – Para dentes saudáveis, não escove logo após as refeições
Calma, é para escovar sim, mas não imediatamente após comer. Segundo os especialistas, não escovar os dentes correndo após as refeições ou após ingerir certos tipos de bebidas, pode proteger os nossos dentes de uma ação corrosiva.

Frutas cítricas, outros alimentos ácidos, bebidas esportivas, tomate, refrigerantes (diet e regulares), podem amolecer o esmalte do dente e escová-los nesta fase pode acelerar o efeito da acidez, corroendo a camada inferior. A sugestão dos especialistas é que se espere de 30 a 60 minutos após as refeições para fazer a escovação.

3 – Para usar um tamanho menor, ganhe peso
É claro que o peso em questão não deve vir de gordura, mas sim de massa muscular. Se mesmo assim você acha que não vai entrar em uma calça que hoje está apertada apenas fazendo musculação, continue seu treino com uma boa supervisão e, principalmente, seguindo uma nutrição que ajude nesse processo.

Por exemplo, se duas mulheres pesam 68 quilos e apenas uma faz exercícios com pesos, essa última será a mais provável em caber em uma calça de tamanho menor do que a sua colega sedentária. Da mesma forma, uma mulher de 68 quilos que faz musculação poderia muito bem usar o mesmo tamanho de uma mulher de 63 quilos que não se exercita.

Mas porque isso? A explicação é simples: apesar de um quilo de gordura pesar o mesmo que um quilo de músculo, o músculo ocupa menos espaço. Seguindo essa linha, você pode ganhar músculos maiores, mas ficar mais fino se perder gordura. Se esse é o seu objetivo, procure profissionais da área de fitness e nutrição sempre para lhe orientar.

4 – Evite bebidas energéticas quando você está cansado
Muita gente consome bebidas energéticas acreditando que vai manter o pique em um trabalho noturno ou mesmo de dia após uma noite mal dormida. Mas será que isso não piora a situação?

De acordo com o que os especialistas informaram à revista Time, sim, o uso dos energéticos podem gerar efeitos desagradáveis. Isso acontece porque essas bebidas contêm até cinco vezes mais cafeína do que o café, mas o impulso que eles fornecem é muito rápido, levando a efeitos colaterais como nervosismo, irritabilidade e taquicardia.

Outra grande culpada por outros efeitos colaterais é a taurina, substância que está concentrada em altos níveis nessas bebidas. A taurina é um estimulante do sistema nervoso central e, combinada com uma boa quantidade de açúcar contido na bebida, gera consequências não muito legais.

A bebida eleva os picos de açúcar no sangue, apenas temporariamente, para falhar logo em seguida, deixando a pessoa lenta e desconcentrada, efeitos que podem leva-la a achar que ainda precisa de mais uma latinha para mantê-la acordada.

5 – Tome uma bebida quente para se refrescar
Quando está aquele calorão abafado, sol à pino, e você não tem uma ar condicionado por perto, tudo que você deseja é uma bebida bem gelada e refrescante, não é verdade? Ela pode ajudar a aplacar o calor, certo? Bem, segundo a revista Time, dois estudos recentes mostraram que, na verdade, uma bebida quente pode ser mais eficaz para refrescar do que uma gelada.

Como assim? Quando você toma uma bebida quente, o corpo sente a mudança de temperatura e aumenta a sua produção de suor. Dessa forma, quando o suor evapora na sua pele, você esfria naturalmente. Esse costume de tomar bebidas quentes no calor é bastante comum na Índia. Que tal fazer o teste?

Fonte: Mega Curioso (Via Time)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis