Eleições 2014: Reforços para garantir a tranquilidade do pleito no Estado

Os municípios do Interior do Ceará se preparam para o segundo turno das Eleições após contratempos identificados no primeiro turno. Cartórios e autoridades eleitorais buscam diminuir a quantidade de filas, problemas em urnas e crimes, como a compra de votos e a quebra da Lei Seca.

Para esse reforço, cidades do Interior também irão receber tropas do Exército para apoio nessas Eleições. Além de Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Pacatuba e Maracanaú, os 2.500 homens do Exército previstos para fazer a segurança no segundo turno também serão distribuídos para as zonas eleitorais de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati.

Em Sobral, as tropas federais chegaram na tarde de ontem, segundo a Promotora Eleitoral Juliana Cronemberg, que cuida das 121ª e 24ª Zonas Eleitorais. Juliana explica que além desse reforço, a Polícia Militar também será reforçada e mais quatro promotores eleitorais estarão divididos entre sede e distritos do município. "Com isso, seremos seis promotores cuidando das Zonas Eleitorais abrangidas pelo Cartório Eleitoral de Sobral. No primeiro turno, nossas principais denúncias foram sobre compras de votos e boca de urna, havendo ainda, um bom número também sobre a quebra da Lei Seca", contou ela. Outro ponto levantado pela promotora foi a tensão entre os eleitores, que esteve bem presente no primeiro turno, e a expectativa de que nesse quesito, as eleições de domingo sejam mais calmas.

De acordo com o Chefe do Cartório, Manoel Gonzaga, 1.600 pessoas estarão trabalhando como mesários nesse Segundo Turno, e as turmas passaram por uma capacitação reforçada, a fim de que não houvesse demora nas filas. "Com poucas urnas trocadas, nosso maior desafio é vencer o tempo de espera do eleitor na fila. Para isso, fizemos mais treinamentos e capacitações entre este e o primeiro turno".

Questões pontuais
Em Limoeiro do Norte, durante o primeiro turno das eleições, foram identificados problemas pontuais de falta de mesários, o que acabou atrasando, em até uma hora, o início da votação em algumas seções eleitorais. A substituição foi feita por pessoas que estavam na própria fila de votação, aguardando o início do pleito. Para minimizar o problema neste segundo turno, o chefe do Cartório da 29ª Zona Eleitoral, Edgar Chaves Júnior, informou que os que substituíram os mesários que faltaram no primeiro turno deverão estar no segundo. "Também fizemos algumas substituições de outros mesários que apresentaram problemas de saúde, enfim, de modo a minimizar a falta e acabar atrasando a votação", disse.

Ainda de acordo com ele, os problemas verificados no dia 5 de outubro não causaram grandes prejuízos ao andamento das eleições e, neste domingo, devem ser bem menores. Limoeiro do Norte conta com 150 seções eleitorais e 600 mesários.

Sem incidentes
Na cidade de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, o promotor eleitoral, Fernando Miranda, informa não houve nenhum incidente na votação do primeiro turno. "Tudo transcorreu dentro da normalidade, sem incidentes importantes", frisou o representante do Ministério Público Eleitoral. Ainda de acordo com o promotor eleitoral, o clima é de tranquilidade até o momento. "A nossa expectativa é de que teremos as eleições mais calmas desde 1996", frisou. O município de Iguatu já registrou eleições tensas e os problemas mais graves geralmente ocorrem em pleitos municipais, como em 2008 que registrou a eleição mais violenta do Ceará, segundo avaliação na época da Polícia Federal.

Reforço na segurança
Os municípios da região do Cariri também já estão preparados para receber o eleitorado. No chamado Crajubar, área formada pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, mais de 280 mil eleitores retornarão às urnas neste domingo (26). O clima é de tranquilidade e a segurança será redobrada por conta do envio de tropas federais em obediência à determinação do Tribunal Superior (TSE), por meio de decisão do ministro João Otávio Noronha. As tropas militares das Forças Armadas atuarão no município de Juazeiro do Norte. Nos demais municípios haverá reforço nos equipamentos de segurança pública com o aumento do contingente policial militar.

Em Crato, são 87.738 eleitores, que deverão votar em 101 locais, onde foram distribuídas 285 urnas eletrônicas. O município contará com 24 urnas de contingência, caso haja problema em algum dos equipamentos disponibilizados.

Já em Barbalha, conforme dados da Justiça Eleitoral, estão aptos a votar 41.741 eleitores. O candidato ao governo do Ceará, Camilo Santana (PT), também vota neste município.

Em Juazeiro do Norte, onde há votação biométrica, a expectativa é que a demora registrada no primeiro turno não se repita no próximo domingo. Em 5 de outubro, eleitores precisaram esperar até uma hora para conseguir acesso à urna de votação. O Cartório Eleitoral acredita que a demora na votação por conta da biometria não se repita, uma vez que o sistema já foi testado no turno anterior e neste segundo turno apenas dois cargos estão em disputa. Juazeiro é a única cidade do Cariri a usar o sistema de urnas biométricas.

Demora nas filas
A expectativa dos eleitores nas cidades do Centro do Estado é de menos demora nas filas na votação do segundo turno. A média de espera foi de 20 minutos no primeiro, mas em algumas seções, teve gente aguardando até uma hora para votar. Agora, como haverá escolha apenas para governador e presidente o tempo deverá ser reduzido pela metade, estimam os chefes dos cartórios eleitorais. O outro problema enfrentado na 6ª Zona Eleitoral, a maior da região, foi a pane em algumas urnas eletrônicas, mas foram substituídas com agilidade, causando poucos transtornos para os eleitores. Como ocorreu no primeiro turno, todas as 308 urnas distribuídas para Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama foram revisadas e serão distribuídas no início da manhã deste sábado, seguindo o planejamento adotado no início do mês.

Em Crateús, o primeiro turno foi calmo, havendo apenas pequenas divergências no sistema de biometria. Sobre isso, o juiz eleitoral Erci Alencar esclareceu: "Era a primeira vez que os mesários estavam trabalhando com esse processo. Desta vez não serão mais cinco votos. Pedimos aos eleitores para procurar diluir seus horários de votação. Para não causar tumulto. A biometria é um processo que veio para fortalecer a votação".

"Estão intensificado as forças de segurança pública. As forças federais estarão aqui para reforçar o trabalho. Crateús é uma cidade polo, 'capital' da região. Os agentes federais irão atuar em toda região contra a venda e compra de voto".

JÉSSYCA MARQUES
COLABORADORA E SUCURSAIS

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis