Eleições 2014: Boca de urna, apreensões e propaganda irregular em municípios do Cariri

Pelo menos cinco pessoas foram apreendidas por policiais militares e conduzidas à Superintendência da Polícia Federal neste município por realizarem o transporte irregular de eleitores neste segundo turno das eleições gerais. Os veículos foram colocados à disposição da Justiça Eleitoral e as pessoas detidas foram liberadas após a realização de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Ao todo, três veículos foram apreendidos na tarde deste domingo, sendo um deles do município de Brejo Santo. Pela amanhã outras apreensões foram efetuadas por policiais militares e federais. Dois flagrantes de propaganda irregular também foram registrados. A polícia federal, no entanto, não revelou o nome das pessoas que teriam cometido os delitos, tão pouco o local onde a apreensão dos materiais foi realizada. No final da tarde, um tumulto foi iniciado envolvendo correligionários dos candidatos ao governo do Ceará, Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB). Soldados do Exército interviram e, com facilidade, o tumulto acabou sendo dissipado.

Conforme o Tenente Coronel da Polícia Militar, José Wellington Alves da Silva, comandante do 2º BPM de Juazeiro, não houve prisões por descumprimento a Lei Seca em nenhum dos 25 municípios atendidos pelo comando da PM no Cariri. Em Juazeiro do Norte, cerca de 200 soldados atuam na segurança de população neste domingo. O contingente é formado por policiais militares, apoiados por soldados do Exército Brasileiro que formam as tropas federais designadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não há registro de prisões efetuadas pelos soldados do Exército, até o momento.

Em Crato, segundo relato de policiais, houve conflito entre apoiadores das candidaturas dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) em várias escolas onde sessões eleitorais estão funcionando. Também foram registradas apreensões por transporte irregular de eleitores. Quatro motoristas acabaram detidos e conduzidos à PF, em Juazeiro do Norte. Um fiscal de partido foi apreendido no Colégio Diocesano por realização de boca e outras duas pessoas também foram conduzidas à prestarem esclarecimentos na PF por suspeita de cometimento da mesma ilicitude.

O titular da 27ª Zona Eleitoral, Renato Belo Vianna Velloso, determinou que seja investigada a distribuição de panfletos apócrifos em diversos locais da cidade, onde o prefeito municipal de Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Matos (PMDM), é acusado de apoiar, nos bastidores, a candidatura do petista Camilo Santana, em detrimento do candidato Eunício Oliveira, seu correligionário. Após denúncia anônima, grande parte deste material foi localizado no interior da Rádio Comunitária São Francisco. Todos os panfletos encontrados foram recolhidos e encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) que deverá propor a abertura de inquérito à Polícia Federal visando, posteriormente, a abertura de processo no âmbito da Justiça Eleitoral.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis