Crato (CE): Programa Mais Cultura leva artistas cratenses às Escolas

Música, tradição, africanidades e difusão cultural são questões que farão parte das atividades do Programa Mais Cultura na Escola Maria Yara de Brito Gonçalves – CAIC. Conforme o projeto encaminhado ao Ministério da Educação e da Cultura a ideia é fomentar e reconhecer o discurso das mestras da cultura popular através da música sobre a tradição oral, incluindo contação de histórias, através da fala cantada e ampliar e dar visibilidade as mestras   e as canções populares.

A educadora, artista e estudante do curso de Música da Universidade Federal do Cariri - UFCA, Maria de Fatima Gomes dos Santos – Fatinha Gomes é a parceira cultural da escola CAIC, o que possibilitou a seleção da escola pelo Programa.

O lançamento do Programa aconteceu no início deste mês e no próximo sábado (25), os alunos participarão de oficina sobre difusão cultural com a artista Fatinha Gomes. A ideia é que grupos da tradição popular, como é o caso das Mulheres do Coco da Batateira, da comunidade aonde é localizada a escola, possam ser inseridas no projeto.

O diretor do CAIC, Francisco de Assis Batista, destaca que o Programa Mais Cultura nas Escolas buscará resgatar a identidade cultural da localidade, demonstrando que não existem culturas superiores ou inferiores. “As diferenças entre as culturas devem ser respeitadas e enriquecer a diversidade de opções culturais que existem em cada localidade, região e nação”, afirma o diretor.

O Projeto será desenvolvido através de oficinas nos finais de semana e tem a intenção de beneficiar diretamente 60 alunos. O Mais Cultura nas Escolas contará ainda com a adesão de mais nove escolas da rede municipal do Crato que serão beneficiadas com o Programa do Governo Federal.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis