Araripe (CE): Mostra de cinema propõe análise da questão de gênero

Após apresentações pelas cidades de Natal (RN), Florianópolis (SC) e Niterói (RJ), o curta-metragem "O Gênero", da ONG Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero, chega ao Cariri de forma itinerante, por meio de parceria com os setores culturais de Araripe e Juazeiro do Norte. A película estimula o debate em torno das questões de gênero e de sexualidade, gerando, a partir daí, mecanismos para que temas vistos como polêmicos possam ser discutidos junto à sociedade de maneira compreensiva e menos impactante.

Em Fortaleza, o projeto, que tem mesmo nome do filme em questão, foi apresentado por três ocasiões, oportunidade em que estiveram reunidos pesquisadores, escritores e ativistas de referência nacional e internacional para debater temas relacionados aos assuntos propostos pelo filme. A ideia dos integrantes do projeto é fazer com que as apresentações aconteçam em alguns municípios do Estado, no esforço de levar as discussões a um público cada vez maior.

"Se considerarmos os altos índices de violência contra a mulher e de homofobia na região do Cariri e considerarmos estratégias nos campos da cultura, da comunicação e da educação como centrais para a ultrapassar o machismo e a homofobia, eventos como o 'curta o Gênero' não são apenas importantes, mas essenciais", diz Marcos Rocha, um dos organizadores do evento.

Na opinião de alguns membros da ONG Fábrica de Imagens, as temáticas que compõem o curta nascem das lutas democráticas, da efervescência das ruas, da recusa ao disciplinamento machista, misógino e homofóbico sobre o comportamentos dos indivíduos e supõem aspirações de liberdade. Este, conforme explicam, é o cenário que também marca as discussões propostas pelo projeto durante sua passagem pelo Cariri.

O município de Araripe abriu a temporada de apresentações do curta na região. A programação aconteceu nos dias 28 e 29 deste mês, ocasião em que foram realizadas mostras audiovisuais para adolescentes, com a exibição de produções da Fábrica de Imagens, seguida de debate com os participantes do projeto. Também foram ministrados dois minicursos, "Gênero e Comunicação" e "Gênero, cultura e educação", um em cada dia. Já no período noturno, a população pôde acompanhar a Mostra Internacional Audiovisual, em que foram realizadas exibições de curtas-metragens nacionais e internacionais.

Para Hélida Germano, coordenadora do Departamento de Cultura do município de Araripe, todas as temáticas abordadas durante as ações desenvolvidas pelo projeto acabaram agregando valores às atividades semanais desenvolvidas pelo setor local. "Na realidade, essa é uma temática que tem que ser discutida, principalmente, por ser uma realidade dentro da nossa sociedade, e pelo fato de ser preciso combater o preconceito. É necessário saber que as diferenças existem, dentro de um país diverso e, em Araripe, a situação não é diferente, existindo, portanto, uma diversidade de gêneros. O objetivo maior da parceria foi o criar mecanismos de combate ao preconceito, à homofobia e discutir as questões de gênero agregando essas discussões ao nossos jovens, principalmente", observou a coordenadora.

Em Juazeiro do Norte, o evento é fruto de uma parceria com a pró-reitoria de cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e acontece como parte da Mostra UFCA, ontem e hoje. Durante o evento, o público pode conferir, além da Mostra Internacional Audiovisual, a realização de duas mesas de discussões, com temas diversos.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Araripe
Telefone: (88) 3530 - 1245

Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Telefone:(88) 3572-7200

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis