Santana do Cariri (CE): Obra atrasada no Pontal

O atraso no início das obras de recuperação da cruz metálica do Pontal de Santana, um dos locais de maior visitação turística deste município, começa a gerar transtornos para alguns dos setores que formam a cadeia econômica na região.

Hotéis, pousadas, bares e restaurantes, entre outros, já contabilizam diminuição nas receitas devido à redução no número de frequentadores da área que, até pouco tempo, era um dos pontos preferidos pelos visitantes que frequentam o município, seja para prática do turismo religioso, ecológico ou científico.

A peça metálica, medindo cerca de 20 metros de altura e 10 metros de extensão, cedeu por conta da ferrugem originada em sua base, devido à falta de conservação e manutenção. No local onde a cruz estava edificada há, também, cultos religiosos. Até o próximo dia 15, fiéis realizam novenas numa pequena capela construída no Pontal. Os momentos de oração fazem parte de uma festa tradicional organizada por moradores da localidade de São Bom Jesus.

O Pontal da Santa Cruz, como também é chamada a área, integra os nove geossítios existentes no Cariri, preservados pelo Geopark Araripe. Conforme o secretário de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, Maurício Matos, o projeto de recuperação da cruz do Pontal deveria ter sido iniciado no dia 11 de agosto. Entretanto, a empresa vencedora do processo licitatório realizado pelo governo do Estado, responsável pela reconstrução da peça, por meio da Secretaria de Cidades, sequer encaminhou maquinários ou edificou canteiro para abrigar os operários na área onde as obras já deveriam ter começado.

A data relativa ao início das obras foi apresentada durante uma reunião na sede do Geopark Araripe, no Crato, no início do mês passado, da qual participaram representantes da construtora vencedora do certame licitatório, da Secretaria de Cidades, membros do Geopark Araripe e a prefeita de Santana do Cariri, Daniele de Abreu Machado. Na ocasião ficou acertado que, além da construção do novo cruzeiro, também seria realizado novo projeto de iluminação da área, além da construção de guarda corpo, rampa de observação, bicicletário, abertura e recuperação de trilhas e pavimentação da área de acesso ao mirante. O montante de recursos a ser investido na conclusão dos trabalhos é de cerca de R$ 1,3 milhão, destinado pela Secretaria de Cidades, por meio do Banco Mundial.

"Não há o que ser discutido em relação ao projeto. O que está sendo cobrado pelo município é o início dos trabalhos de recuperação do Pontal da Santa Cruz, principalmente no sentido de que, com a conclusão dos trabalhos, haja o resgate do número de turistas que frequentavam este espaço", afirma Maurício Santos.

Segundo ele, não há explicação plausível para a demora no início das construções. "A empresa vencedora do processo licitatório já esteve reunida com a prefeita da cidade. Já havia, inclusive, uma definição em relação à data para o começo das edificações. Estranhamente, no entanto, o trabalho continua parado", observa.

Para Maurício Santos o principal fator de afastamento dos visitantes ao Pontal da Santa Cruz é a falta de segurança que passou a existir no mirante, após a queda da peça metálica. No local sobraram, apenas, ferragens distorcidas e um buraco, que oferece riscos de acidente para quem ainda se aventura a frequentar o espaço. A área fica a uma altura de 750 metros acima do nível do mar. A cruz, que tombou há cerca de três anos, pesa cerca de 17 toneladas.

Passagem do século
O equipamento foi montado em placas de aço inox há mais de 10 anos, com a finalidade de marcar a passagem do século. "É uma obra imprescindível por conta da paisagem panorâmica que o mirante oferece aos nossos turistas. No entanto, como não há segurança devido à falta de recuperação do mirante, muita gente deixou de frequentar o local", diz o secretário.

Além do Pontal da Santa Cruz, o município de Santana do Cariri é local de atração de turistas e estudiosos devido à existência de diversos locais para a prática do chamado turismo ecológico e pela existência do Museu Paleontológico no município.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Santana do Cariri
Rua Dr. José Augusto, 387
Telefone: (88) 3545.1181

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis