Programa do CCBNB-Cariri aborda relação das cruzes nos recantos urbanos com a religiosidade popular

O que as cruzes erguidas nas estradas, periferias e recantos dos espaços urbanos podem revelar do mundo dos mortos, das crenças dos vivos e de suas relações com o Além? Para responder a estas questões, o Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri (Rua São Pedro, 337, Centro. Tel: 88 3512-2855) promove mais uma edição do programa Percursos Urbanos, neste sábado, 13 de setembro.

Com o tema “As Cruzes e as Almas”, o passeio será mediado por Cícero Joaquim, mestre e doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Às 15h, os peregrinos partirão do CCBNB-Cariri em Juazeiro do Norte, e seguem de ônibus para o Crato. No caminho, ao visitar as cruzes, serão convidados a refletir sobre as íntimas e profundas relações que os vivos estabelecem com as almas do outro mundo.

“Juntamente com os variados ex-votos depositados nos seus contornos, as cruzes podem dar visibilidade às antigas crenças e práticas religiosas presentes na memória social e no imaginário contemporâneo”, afirma o mediador Cícero Joaquim.

Segundo ele, o percurso também terá como objetivo estabelecer uma reflexão sobre o que chama de Geografia do Além, ao enfatizar conceitos como Céu, Purgatório, Limbo e Inferno. “Lançando problemas para as cruzes das nossas cidades, podemos compreender os modos pelos quais os vivos pensam e sentem a experiência da finitude humana, bem como os significados atribuídos aos espaços e às almas daqueles que tombaram nos caminhos da vida”, conclui.

Para participar desta edição dos Percursos Urbanos, os interessados devem comparecer ao CCBNB-Cariri, a partir dessa terça-feira, e apresentar documento de identidade na recepção. Há 28 vagas.

Percursos Urbanos
O programa Percursos Urbanos acontece há três anos no Cariri, após uma trajetória bem sucedida e consolidada de onze anos em Fortaleza. No Juazeiro, tem como parceiro a Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, por meio de um projeto de extensão do curso de Comunicação Social – Jornalismo.

O principal objetivo é conhecer a diversidade cultural urbana existente na região do Cariri. O projeto pretende contemplar temas e públicos heterogêneos, com níveis de renda muito diversificados, de diferentes segmentos socioculturais. Assim, a cidade “cresce”, tem sua percepção favorecida, tornando-se mais cosmopolita, ciosa de sua pluralidade e diversidade.

Cada edição recebe um convidado ou uma convidada, com notório saber sobre o assunto, que funciona como um mediador ou uma mediadora a respeito da temática. O objetivo é que os passageiros e as passageiras possam dar seu depoimento. Assim, todos e todas, ao mesmo tempo, ensinam e aprendem.

Assessoria de Imprensa/BNB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis