Juazeiro do Norte (CE): Término de obras no Aeroporto é adiado para novembro

Os Módulos Operacionais Provisórios (Mops), previstos para serem entregues no final deste mês de setembro, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, com a ampliação das áreas de embarque e desembarque do terminal, deverão ser concluídos apenas no início de novembro deste ano. A previsão inicial, era deque as obras fossem concluídas neste mês, mas houve a necessidade de atender melhores condições de infraestrutura, como a construção de banheiros para a área de desembarque.

Com um espaço saturado pela grande demanda de passageiros, que aumentou principalmente na última década, houve a necessidade de ampliação do aeroporto, que irá duplicar a sua capacidade atual de usuários por ano, de 400 mil para 800 mil pessoas. O investimento será, de acordo com a licitação inicial, de R$ 2,1 milhões.

A obra dos módulos, solução específica encontrada para suprir a necessidade mais imediata de ampliação das áreas de embarque e desembarque do aeroporto, foi iniciada em 2011. De lá para cá, duas empresas assumiram antes a obra não concluindo os serviços, ficando por último com a WL Engenharia. Um dos principais problemas alegados era a falta de suprimentos para dar continuidade à construção aos serviços.

A obra dos Mops possibilitará a ampliação das áreas de embarque e desembarque do aeroporto. O projeto mesmo em andamento, teve a necessidade de reajuste no cronograma. Segundo a assessoria de Infraero, itens como o banheiro não estavam previstos no plano original.

Redimensionamento
O processo de instalação dos módulos, com ampliação nas laterais do atual espaço do aeroporto regional, possibilitará um redimensionamento da área, com maior capacidade de atendimento. Com isso, a nova área terá de 1.050 metros quadrados a mais, com 600 m² para o módulo de embarque e 450 m² de desembarque.

Conforme o cronograma de execução, estão sendo concluídos, além dos banheiros, a pintura e o revestimento externo. Somente de janeiro a agosto deste ano, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes registrou 280.529 embarques e desembarques. Esse número é 12,2% maior que o registrado no mesmo período de 2013, quando o terminal contabilizou 249.883 embarques e desembarques.

Ainda no que diz respeito ao mês de janeiro até agosto deste ano, foram registrados 4.694 pousos e decolagens. Esse número é 5,9% menor que o registrado no mesmo período de 2013, quando foram contabilizados 4.991 pousos e decolagens.

Demanda
De janeiro a maio deste ano, o aumento da demanda de voos foi de 20,4%, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 177, 6 mil pessoas que passaram pelo local. Ano passado, nos cinco primeiros meses do ano, foram registrados 147,5 mil usuários dos serviços.

O aumento da demanda foi maior nesse período, conforme a assessoria de imprensa da Infraero, principalmente em função do desenvolvimento regional, além de ser alta estação.

A movimentação contabilizada ano passo no local foi de 387,9 mil passageiros, dentro da capacidade atual de 400 mil. Conforme a coordenação de Turismo de Juazeiro do Norte, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes foi o que mais transportou passageiros por metro quadrado de terminal no ano passado, correspondendo a 431 passageiros, com cálculos relacionados a uma área de 900 metros quadrados.

A área atual do aeroporto é de 1.288,740 metros quadrados. Com a incorporação do espaço em fase de desapropriação, de 486 mil m², o equipamento ficará com 1.774,740 m².

Diante desse novo quadro, conforme a Infraero, haverá condições de melhorias relacionadas à segurança, área de manobra, pista de táxi, entre outras alternativas, proporcionando melhor infraestrutura aeroportuária no Município. Nos últimos anos, o desenvolvimento da região, principalmente com a implantação de novas universidades, tem possibilitado registro de aumento anual de passageiros na região.

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto - Juazeiro
Telefone: (88)3311-6524

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis