Juazeiro do Norte (CE): Romaria se encerra com louvor à 'Mãe das Dores'

Milhares de fiéis participam hoje, neste município, do encerramento dos festejos em torno de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte. As comemorações à santa foram iniciadas no dia 31 de agosto e sob o tema: "Em romaria, com a Mãe das Dores, levemos a todos a alegria do Evangelho", reuniu cerca de 400 mil peregrinos, oriundos de diversas localidades do Nordeste, na cidade que é chamada pelos romeiros de "capital da fé". A despedida dos fiéis acontecerá após a tradicional procissão de encerramento, que percorrerá as principais ruas da cidade a partir das 17 horas.

Após a realização da procissão, os fieis retornarão ao adro da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, onde por volta das 19 horas o bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, realizará missa campal de despedida e abençoará os peregrinos que participaram das comemorações deste ano. Um show pirotécnico marcará oficialmente o fim da festa que abre o ciclo de romarias, que se estende até o mês de fevereiro do próximo ano, em Juazeiro do Norte.

Ontem, milhares de fiéis participaram de um dos momentos de maior emoção no período da romaria: a bênção dos veículos que transportam os romeiros à terra do "padim Ciço". Caminhões pau-de-arara, ônibus de excursões, topiques e vans, além de motocicletas e carros de passeio, permaneceram perfilados numa grande extensão da Avenida Castelo Branco. Isso ocasionou um congestionamento gigantesco que se iniciou próximo ao Cariri Garden Shopping e se estendeu até a Avenida Aílton Gomes. Na capela do Socorro, onde estão depositados os restos mortais de Padre Cícero, a movimentação de romeiros foi intensa. O fluxo de fiéis também foi grande na Capela dos Salesianos onde além das orações, os peregrinos pagaram promessas, renovaram a fé e aproveitaram para realizar novos pedidos.

Testemunhos
"Minha filha sofreu um acidente de trânsito e durante muitos meses ficou sem conseguir movimentar a perna esquerda. Por interseção de Padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores, hoje ela já consegue caminhar e com fé em Deus estará brevemente completamente curada. É a primeira vez que participo dessa romaria e pretendo nunca mais deixar de vir ao Juazeiro enquanto estiver vivo", diz emocionado o aposentado Luiz Paulino de Freitas, da cidade de Lagoa da Canoa, em Alagoas.

Na Praça do Romeiro, a movimentação dos peregrinos ainda se mantém muito grande. Ontem, motoristas que trafegavam pelas imediações do logradouro precisaram ter paciência por conta da morosidade do trânsito, ocasionada pelo grande número de caminhões e ônibus.

" Quem vem pra esse lado da cidade em época de romaria saber que nessa área não tem como não existir congestionamento", observou Evandro Rodrigues Cruz, motorista de um ônibus que transportava romeiros de Pernambuco.

O comerciante Jorge da Silva é natural de Maceió (AL) e desde os cinco anos de idade participa das romarias em Juazeiro do Norte. Devoto fiel de Padre Cícero e da Mãe das Dores, ele diz que aprendeu a ter fé com os pais, também devotos dos dois maiores ícones religiosos da cidade. "Hoje eu trago minha família pra participar da festa. Todo ano estamos aqui. Sou devoto de "padim Cícero" e de Nossa Senhora e as romarias são sempre um momento de reforçar nossa crença", avalia.

Comércio
A presença dos romeiros em Juazeiro do Norte durante o período de festa e romaria de Nossa Senhora também oportunizou aquecimento junto à economia local. Hotéis e pousadas permaneceram lotadas e nos bares e restaurantes da cidade o fluxo da clientela também aumentou. Como observou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL), Michel Araújo, ressaltou ser este um momento rico para o setor de serviços no município.

O padre Joaquim Cláudio, pároco e administrador da Basílica Santuário, avalia que o grande número de romeiros presentes na cidade durante o período dedicado à Mãe das Dores também representou a confiança e a fé do peregrino junto à Igreja.

Mais informações
Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores
Rua Padre Cícero, 147
Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3572.3850

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis