Juazeiro do Norte (CE): Carreata e missa abrem romaria

O ciclo de romarias neste município foi aberto ontem com as celebrações em torno da Festa de Nossa Senhora das Dores, que acontecerá até o próximo dia 15, com vasta programação social e religiosa. Uma carreata envolvendo cerca de 300 veículos, entre automóveis e motocicletas, oficializou o início das comemorações em louvor à padroeira de Juazeiro do Norte.

O cortejo partiu da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, por volta das 8 horas da manhã, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade e atraindo grande número de fieis. Quem não pode acompanhar o cortejo de carro, observou a movimentação das calçadas e das janelas de algumas residências. Conforme estimativa da Igreja, cerca de 6 mil pessoas participaram do primeiro dia de comemoração.

Na Praça do Romeiro, os fieis se misturavam entre grupos de tradições culturais, como o reisado e as bandas cabaçais, por exemplo, que também buscavam homenagear a santa. À noite, por volta das 19 horas, os fiéis participaram de missa campal celebrada no adro da Basílica Menor. A maior movimentação de fiéis, no entanto, deve acontecer a partir do dia 7 de setembro quando os romeiros começam a chegar ao município de diversas regiões do País.

A expectativa é de que cerca de 400 mil peregrinos participem da primeira romaria do ano em Juazeiro do Norte. O número de fiéis esperado pela Igreja Católica, inclusive, é superior ao mesmo período do ano passado.

Segundo o padre Joaquim Cláudio, pároco e administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, por se tratar de ano eleitoral, muitos candidatos que disputam cargos nas eleições deste ano custearão as despesas de grande parcela de romeiros.

O religioso também ressaltou que, no próximo dia 13, conforme programação oficial dos festejos, uma reunião acontecerá junto aos romeiros para que explicações sejam repassadas aos fiéis em relação às ações deflagradas pela Igreja no sentido de minimizar os problemas verificados durante a passagem de veículos paus-de-arara por postos de fiscalização nas rodovias federais e estaduais que dão acesso á Juazeiro do Norte.

"Nesta reunião explicaremos todo o processo que, de novembro do ano passado para cá, fez a Comissão Diocesana de Romarias em prol do pau-de-arara, que é o transporte oficial dos romeiros. Em fevereiro, acompanhado pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, estivemos na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília, para, também, em nome dos romeiros, levarmos algumas denúncias de maus tratos nos postos de fiscalização ", disse o religioso.

Segundo ele, outra comissão da Igreja está buscando, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Fortaleza, o reconhecimento das romarias de Juazeiro do Norte como patrimônio imaterial. "Tudo isso tem sido feito numa luta constante em nome do romeiro", destacou.

ROBERTO CRISPIM 
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis