Eleições 2014: Marina defende mudança na legislação trabalhista, mas não detalha proposta

A candidata do PSB ao Palácio do Planalto, Marina Silva, defendeu nesta terça-feira (16) mudança na legislação trabalhista, mas evitou se comprometer com medidas específicas ou detalhar a proposta.

Em debate com empreendedores no centro de São Paulo, Marina falou duas vezes sobre a necessidade de atualizar as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para ajudar na geração de emprego.

"A complexidade das leis trabalhistas, muitas vezes, priva aquela pessoa que tem uma pequena empresa de contratar e de formalizar (o empregado) de alguma forma que seja compatível com as suas possibilidades", afirmou a candidata, ressaltando que essa "não é uma discussão fácil".

"Se fosse fácil, o sociólogo teria feito a reforma política e o operário teria feito a reforma trabalhista", disse sem citar os nomes dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Prefiro ter humildade para continuar o debate e evitar distorções", concluiu.

Questionada por jornalistas sobre quais seriam as medidas de revisão da legislação trabalhista, Marina evitou se comprometer e disse que defende uma "atualização" e não uma "flexibilização".

"É um debate que está sendo feito há muito tempo pela sociedade brasileira, que busca uma atualização das regras trabalhistas que sejam compatíveis com a necessidade dos trabalhadores e empregadores. Estamos fazendo um esforço para dar uma resposta, mas ainda não a temos", disse a pessebista.

Marina afirmou ainda que a discussão deve acontecer "sem prejuízo das conquistas que os trabalhadores, a duras penas, alcançaram".

A candidata defendeu "meios para sair da informalidade e ajudar, inclusive, a resolver o problema do sistema previdenciário", mas também não foi clara sobre como aplicar esse novo modelo.

Fonte: Folha.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis