Crato (CE): Romaria do Caldeirão reunirá até 3 mil fiéis

Mais de 3 mil pessoas deverão participar no próximo dia 21, da 15ª Romaria do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, neste município. O evento anual reúne caravanas de cidades da região e outras partes do Estado, para reverenciar a memória do beato José Lourenço e das vítimas do Caldeirão, além de fortalecer a atuação dos movimentos sociais e das pastorais da Diocese. Este ano, o evento comemora o Jubileu Diocesano, dos 100 anos de criação da Diocese do Crato.

O evento será iniciado a partir das 7h30, com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico, às 8 horas, além de contar com apresentações de grupos de tradição. Distante cerca de 32 quilômetros da sede do Crato, todos os anos, os fiéis católicos e as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais da história do local, se deslocam pela estrada de terra até onde se estabeleceu uma das experiências comunitárias mais exitosas já realizadas no Nordeste, além de Canudos. As vítimas do Caldeirão, conforme relatos históricos, mortas pelas milícias do governo, nos anos 30, são lembradas com as homenagens. O sítio fica entre os distritos de Santa Fé e Dom Quintino.

Sintonia
Neste ano, o tema central da reflexão será "Preservando a Vida e a Cultura nas Comunidades". O padre Vilecy Basílio Vidal, coordenador do evento, afirma que a romaria fará parte do encerramento da semana do EcoCaldeirão, que será realizada desde de 15 a 21 de setembro, com palestras nas comunidades, além de um amplo debate nas escolas e meios de comunicação. Ele destaca que o evento, no domingo, será iniciado com a acolhida dos romeiros. "Essa semana está sintonizada, além do jubileu diocesano, com as comunidades de base, pastorais e os movimentos sociais", ressalta.

O pároco afirma que todo um trabalho é feito antes mesmo de realizar a romaria. Os participantes são orientados a levar água e alimento para partilharem. Segundo ele, das 55 paróquias da diocese, pelo menos 20 deverão estar representadas. Nesses 15 anos de realização, a romaria já é considerada uma das mais importantes expressões de fé do município do Crato.

Vários projetos já foram pensados para o resgate e a preservação da memória do Caldeirão, além de ampliar o turismo em Crato. Mesmo não obtendo êxito, até o momento, a aposta é ceder o espaço em regime de comodato para a Universidade Federal do Cariri (UFCA), pela prefeitura do Crato. O debate nesse sentido deverá ser fortalecido, com a aprovação e projeto na câmara municipal. Segundo a Secretaria de Cultura do Crato, Dane de Jade, essa proposta irá possibilitar a pesquisa e a extensão, com condições favoráveis para divulgar mais ainda a história do Caldeirão.

A secretária esteve durante a semana em Fortaleza, no intuito de realizar parceria com o Museu do Ceará e levar à romaria para exposição, objetos que pertenceram ao beato José Lourenço, fundador e líder da comunidade. Dane destaca a importância do Caldeirão não apenas para o Ceará. "O Caldeirão é uma das marcas históricas do Ceará e do País", afirma.

Semelhança
Ela ressalta que, guardando as devidas proporções, a experiência vivenciada no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto se assemelha ao que ocorreu em Canudos, liderada pelo beato Antônio Conselheiro. "Um exemplo de trabalho e fé, na primeira ecovila do Brasil, onde o lema era: 'aqui é de todos, e nada é de ninguém", completa.

O caminho que leva à Santa Cruz do Deserto é uma forma de reavivar na memória umas das pessoas experiências exitosas em comunidade rural, que terminou em tragédia e o sumiço de centenas de pessoas. Oficialmente cerca de 400 pessoas foram assassinadas. Extraoficial, mais de mil, com os ataques aéreos. A Chapada do Araripe viveu o dia tenebroso do questionável massacre do Caldeirão, inclusive por militares da época, do primeiro bombardeio aéreo do Brasil. O ataque partiu do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Estado do Ceará.

Mais informações
Prefeitura Municipal
Secretaria de Cultura do Crato
Centro Cultural do Araripe, S/N
Crato - CE
Telefone: (88) 3523.2365

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis