Contação de histórias tem conquistado maior público no Cariri

Os contadores de histórias ganham cada vez mais espaço na região do Cariri. Esses são os novos profissionais dos contos orais, que têm a lida de transformar palavras com imaginação e informação em conhecimento para o público, principalmente a garotada nas escolas, que têm sido um dos alvos favoritos. Recentemente, a região sediou uma Mostra Nacional de Contadores de Histórias nas Terras Cariri. Em Barbalha, os contadores tiveram a oportunidade de mostrar um pouco do que está sendo essa nova safra de conversas criativas.

No Cariri, a tradição oral está em alta, por conta de projetos que vêm sendo trabalhados como o Narrativas em Volta do Fogo, por meio da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN).

A forma de levar o conhecimento pela oralidade na sua ordem crescente está em alta no Brasil, conforme o contador de história, Renê Rodriguez. Com formação teatral, há cerca de cinco anos a forma diferenciada de transmitir o conhecimento chamou a sua atenção. Já era um apaixonado pela literatura e gostava de crianças. Foi o casamento perfeito para que ele se embrenhasse na arte de contar.

Segundo Renê, não é qualquer história que pode ser levada para a oralidade. Os ganchos para dar asas ao imaginário do público são essenciais. Com isso, já provocou os seus espectadores com diversos literatos, como Jorge Amado, narrando também a trajetória do escritor nos seus cem anos, além da escritora Cecília Meireles, com os seus livros de literatura dedicados à infância.

Lendas africanas
Atualmente, Renê se embrenhou na contação de um tema em alta e necessário para promover a conscientização social, o Lendas Africanas. "E a força dos Tambores Cruzou o Mar", baseada no livro do mesmo título. A autora, Denise Carreira, traz esse contexto que vem sendo explorado pelos currículos escolares. Ele irá representar o Ceará e o Nordeste durante o Encontro Nacional dos Contadores de Histórias, em Cuiabá, no Mato Grosso, de 1º a 3 de outubro, onde estarão reunidos representantes de vários Estados brasileiros, principalmente das regiões Sul e Sudeste.

Com a temática Contos do Mato, ele ressalta que o compartilhamento de eventos desse porte é sempre uma oportunidade de aprendizado, ampliando as atuações de novos contadores no Brasil. Para uma terra com tradição de lendas, cantadores, recitadores, poetas e mestres de cultura, Renê Rodrigues destaca como terreno fértil para o fortalecimento da tradição oral.

Clareza
Mas a atividade requer condições que o contador ressalta como elementares para dar uma dimensão e contextualização maior ao conto. "É preciso ter clareza de pensamento e facilidade na comunicação, para prender o espectador", diz. Além disso, a pesquisa. O seu interesse pela leitura foi especialmente necessário para compor não apenas o universo da contação, mas encarar um personagem, com vestimentas, cores, projetando uma personificação do contador. "A gente percebe nas crianças como elas passam a se inteirar com o momento da história, e todo o seu universo", diz ele.

O conhecimento das histórias e suas respectivas fontes também chamam a atenção dos ouvintes. É quando entra a importância de demonstrar para o público a segurança de quem buscou pesquisar para levar algo abalizado. "As crianças muitas vezes não decoram toda a história que é contada e então querem saber dos autores e onde ela poderá conhecer mais e isso desperta para o mundo da leitura", avalia Renê.

As contações de histórias ganham um contorno especial, diferenciado, com verdadeiros espetáculos. Podem ser grupos de contadores ou de forma individual. Já o projeto 'Narrativas em volta do Fogo' foi idealizado pelo coletivo "Mediação de Saberes", do curso de Jornalismo da UFCA. As atividades no mesmo formato são desenvolvidas em Fortaleza e aqui têm a coordenação do professor Tiago Coutinho. A primeira edição ocorreu no Cariri com o cantor e compositor Abidoral Jamacaru.

Diálogos
É uma forma diferenciada do contador de histórias que constrói uma cena para atiçar a imaginação, porque ele próprio é a personagem do enredo, que conta a sua trajetória de vida e traz momentos em que vivenciou para compor um diálogo com os participantes da roda. É uma conversa em torno da fogueira. O papo flui, a informalidade faz a conversa fluir.

O projeto integra o programa de extensão Paideia - Cidade Educadora. Conta, ainda, com o apoio das pró-reitorias de Extensão e Cultura da Universidade. Segundo coordenador do projeto, a dinâmica da sociedade atual, ameaça a habilidade do ouvir. "O objetivo é diminuir a aceleração do tempo e permitir ao público escutar boas narrativas orais", afirma Renê.

Mesmo com os novos contadores, que misturam a boa comunicação com a arte do contar, os editais facilitam as atividades, além e algumas instituições contratantes, como as escolas.

A vantagem desse universo se redesenha para a criança, conforme Renê Rodriguez, em forma de integração, diante da revolução de novas tecnologias que têm surgido, proporcionando o desenvolvimento criativo e provocando a imaginação, garantindo conhecimento", diz.

Mais informações
Contação de histórias com Renê Rodriguez
Rua Pe. Ibiapina, 409 - Crato – CE
Telefone: (88) 9990-6685

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis