Planalto vai proibir acesso à edição da Wikipédia a partir de sua rede

Uma das providências do Palácio do Planalto após a rede de acesso à internet do governo ter sido usada para alterar perfis na Wikipédia é impedir que esse tipo de acesso se faça a partir da Presidência da República.

Nos últimos dias, tornou-se público que computadores conectados à rede da Presidência da República acessaram a Wikipédia para alterar perfis. Reportagem da Folha de 28.jul.2014 mostrou que um acesso do Planalto pôs elogios a Alexandre Padilha em uma página da Wikipédia. Padilha é candidato do PT ao governo de São Paulo agora em 2014.

O jornal “O Globo” de hoje (8.ago.2014) revelou que foram alterados, por meio de um acesso do Palácio do Planalto, os perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, com inclusão de observações críticas aos dois.

Por meio de nota oficial, o governo disse que não tem como saber quem exatamente fez as alterações, pois o histórico de navegação das máquinas da Presidência ficava arquivado (até julho de 2014) por apenas 6 meses. O vandalismo se deu no ano de 2013.

Na tentativa de evitar que esse tipo de ação se repita, uma das providências tomadas será bloquear o acesso da página de edição da Wikipédia a partir da rede de internet da Presidência da República.

Fonte: Blog do Fernando Rodrigues/UOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis