Brejo Santo (CE): Cidade terá centro de negócios

Com cerca de 85% das obras concluídas, o Centro do Agronegócio Governador Cid Gomes, neste município, deve ser o mais importante equipamento de fortalecimento à cadeia do agronegócio local. O espaço abrigará exposições, feiras agropecuárias, vaquejadas, comercialização de produtos da agricultura familiar, assim como a venda de animais.

O investimento para construção do Centro do Agronegócio é de R$ 18 milhões, advindos dos governos Federal e Estadual, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretária do Desenvolvimento Agrário, além de recursos do município.

O equipamento, defendido como o maior da região Nordeste, está sendo construído a dois quilômetros da cidade e tem área de 170 mil m², divididos em setores destinados a criadores de animais e a agricultores, que comercializarão seus produtos sem a necessidade de atravessadores. A expectativa é de que com o Centro do Agronegócio funcionando, o setor cresça 40% nos próximos anos.

 Três restaurantes serão disponibilizados ao público, que também contará com parque infantil e praça central. Atualmente, três etapas do projeto já estão conclusas. A quarta etapa, compreendida pela edificação dos auditórios e das salas de negócios, deve ficar pronta dentro de seis meses.

"O projeto vai resultar num processo de expansão muito importante para o setor agropecuário do nosso município. A pretensão é garantir que a comercialização de animais seja realizada em local adequado e, evidentemente, se desenvolva em Brejo Santo um formato que resulte em maiores benefícios às pessoas envolvidas neste setor", diz o prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim.

Utilização
Também haverá espaço para a realização de shows artísticos e musicais. "Os espaços que contemplam o Centro de Convenções e a área para os shows serão construídas na quinta etapa do projeto. No entanto, nós ainda estamos trabalhando a liberação de recursos para que estes setores também possam ser brevemente concluídos", observa.

O Centro do Agronegócio de Brejo Santo possuirá, ainda, área para a prática da vaquejada. O município realiza, anualmente, a mais tradicional competição da modalidade na região do Cariri Oeste.

O evento é realizado dentro das comemorações do aniversário de emancipação da cidade, atraindo cerca de 20 mil pessoas para participar das festividades.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis