URCA recebe homenagem na Assembleia Legislativa pelos seus 28 anos

A Universidade Regional do Cariri (URCA), comemorou durante a semana os 28 anos de criação da instituição, com uma solenidade realizada na Reitoria, no campus do Pimenta em Crato. O Reitor em exercício, Patrício Melo, destacou o crescimento da Instituição, nos últimos anos, especialmente nos segmentos do ensino, pesquisa e extensão, com os inúmeros serviços prestados à sociedade caririense.

A Universidade recebeu na última terça-feira, congratulações do deputado estadual Camilo Santana, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado, pela passagem do aniversário da Instituição. Na ocasião, ele destacou o crescimento da URCA e ressaltou de forma elogiosa a sua importância no contexto regional, na relevância do seu conceito de desenvolvimento.

A solenidade foi iniciada as 8 horas, com o hasteamento das bandeiras, e em seguida foi realizada solenidade no pátio da Reitoria, com homenagens de reconhecimento prestadas aos funcionários Francisco da Silva, José Valdir Rodrigues e a professora Ana Esmeraldo Callou. A URCA teve a sua instalação em 7 de março de 1987 e criação em 9 de junho de 1986. O evento contou com a presença de pró-reitores e funcionários aposentados da Instituição. Em seguida, foi servido um café-da-manhã à comunidade acadêmica e realizada uma exposição fotográfica dos 28 anos. Às 17 horas, celebrada uma missa em ação de graças pela passagem do aniversário, na Sé Catedral, em Crato.

Na ocasião, o Reitor em Exercício destacou o crescimento da URCA, em números, e disse que na última década foi registrado o maior crescimento no âmbito da pós-graduação. São 97 doutores, o que equivale a 29% do quadro docente da Universidade, mais 255 mestres, 71 especialistas e 11 graduados, totalizando um quadro de 334 docentes.

Mais de 100 mil pessoas são beneficiadas com os serviços da Instituição. São 10.500 pessoas concorrendo às vagas destinadas pelos 27 cursos, contando com as unidades descentralizadas nos municípios de Campos Sales, Iguatu e Missão Velha. Ano passado foram quase R$ 76 milhões injetados na economia regional, do tesouro estadual, o que por si só, segundo o Reitor em Exercício, Patrício Melo, representa um impacto favorável à economia do Cariri e Centro-Sul.

A autorização de funcionamento só veio em 1987, através do decreto presidencial 94.016, de 11 de fevereiro de 1987. A instituição iniciou suas atividades com os cursos de Ciências Econômicas, Curso de Direito, Curso Superior de Formação de Tecnólogo, nas modalidades construção civil (edifícios, e topografia e estradas) e Curso de Ciências, licenciatura curta.

A incorporação dos cursos da Faculdade de Filosofia do Crato: Pedagogia, História, Geografia e História Natural (Ciências Biologia), autorizados pelo Conselho de Educação a se incorporar à URCA, ocorreu naquele mesmo ano, em agosto de 1987. De uma quantidade de menos de 2 mil alunos no primeiro ano, para mais de 10 mil alunos cursando gratuitamente o ensino superior em uma região geoeducacional de mais de 100 municípios, que inclui os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte.

“Os objetivos globais da URCA estão sendo cumpridos e aumentamos com isso nossa inserção no processo de crescimento econômico regional e no desenvolvimento sustentável do Cariri”, destaca Patrício Melo.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis