Intrigante: Garotinha mumificada abre e fecha os olhos diariamente

A menina fofinha da foto é uma múmia que, apesar de ter sido embalsamada em 1920, está abrindo e fechando os olhos.

Rosália Lombardo morreu de pneumonia quando tinha apenas 2 anos, em Palermo, Itália. Seu pai então recorreu ao dr. Alfredo Salafia, um famoso embalsamador da italiano que havia estudado as técnicas de mumificação do Egito.

As técnicas utilizadas foram tão eficientes que o corpo está perfeitamente conservado – tanto por fora quanto por dentro. Exames de raio-x detectaram que todos os órgãos internos estão quase intactos. Segundo um manuscrito de Salafia, o sangue de Rosália foi substituído por um líquido feito de formalina para matar as bactérias, glicerina para não ressecar o corpo, o ácido salicílico para matar os fungos e sais de zinco para deixar o corpo rígido.

O corpo de Rosália foi encontrado nas Catacumbas Capuchinhas de Palermo e de todos os corpos achados, o da garota era o único que permanecia totalmente preservado.

Mas o que está intrigou por muitp tempo as pessoas era o fato de a garota estar supostamente abrindo e fechando seus olhos todos os dias. Para confirmar, posicionaram uma câmera para tirar fotos de tempos em tempos da garota. O resultado? De fato, a garota abria e fechava os olhos.

Mas há algo de sobrenatural nisso? Na verdade, a oscilação de umidade e a decomposição causada pelo flash das câmeras. Além de abrir e fechar os olhos, a coloração do cabelo dela também mudou: em fotos mais antigas, é possível ver o cabelo de Rosália mais escuro.

Para solucionar o problema da decomposição, o corpo foi colocado em uma nova caixa com gás nitrogênio e foi movido para uma ala mais seca da capela onde está exposta.

Fonte: Vírgula/UOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis