Crato (CE): Serviços impulsionam a economia

Perspectivas de empresários e economistas apontam novos rumos para o desenvolvimento do Crato, nos próximos anos, voltados principalmente para o comércio, serviços e turismo, como fatores preponderantes. O investimento em infraestrutura e saneamento tem apontado também para essa nova realidade, com grandes projetos que vêm sendo executados, a exemplo da obra da Encosta do Seminário.

Uma das entidades de classe que têm apostado nesse rumo é a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo o presidente Francisco Parente, a instalação da indústria de calçados Grendene no município, deu um novo impulso ao comércio e gerou empregos, fazendo circular capital na cidade. "Podemos dizer que foi um marco, há alguns anos, num momento em que era necessária uma injeção de novos investimentos na economia local", afirma Parente.

Emprego
De lá para cá, ele contabiliza crescimento e geração de novos postos de trabalho com geração de mais empregos. Exemplo disso, conforme o empresário, está nas ruas principais do comércio da área do Centro da cidade, com praticamente todos os prédios ocupados com empreendimentos comerciais. A cidade possui o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, depois de Fortaleza e Sobral. De acordo com a economista da Universidade Regional do Cariri (Urca), Valéria Pinheiro, o município foi até a segunda metade do século XX um importante polo comercial do Nordeste.

No entanto, o crescimento da vizinha Juazeiro do Norte acabou contribuindo para a perda relativa de importância do município. "Esse fenômeno teve e tem por base a iniciativa privada, pois há uma natural tendência de aplicação do capital privado onde há uma maior potencialidade de crescimento", diz, ao acrescentar que a perda de expressão política e a falta de renovação de lideranças locais, nesse município, intensificaram o problema.

Romaria
Ela destaca o crescimento do Juazeiro do Norte, no século passado, que teve por base o fluxo de romeiros que anualmente convergia para o município, atraídos pelo Padre Cícero. Esse movimento propiciou o crescimento do comércio, mas também a criação de inúmeras pequenas fábricas de base local e familiares, sobretudo a ourivesaria e a calçadista, o que mais tarde se tornariam dois importantes polos industriais da cidade vizinha.

Mas novos projetos voltados para atração de novos empreendimentos com distritos industriais, estão dando uma nova dimensionalidade ao plano de desenvolvimento. A meta é possibilitar, além da geração de novos postos de trabalho, dar uma nova face e fortalecimento ao crescimento econômico. Uma das apostas também está no turismo com um recentemente levantamento em áreas potenciais, por meio de um inventário da oferta turística, onde podem ser redimensionados os espaços de investimento, possibilitando o ordenamento desses setores.

O coordenador de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Crato, Lamar Oliveira, disse que as novas potencialidades estão sendo trabalhadas, para que o Crato retome o seu desenvolvimento. Uma delas, tem sido o investimento em infraestrutura. Conforme o coordenador, três setores da economia local se destacam atualmente, incluindo a agricultura, com mais de 9 por cento da produção de tributação fiscal. Os outros dois estão direcionados para a indústria, serviços e comércio, que incorporam maior fatia desse montante.

Os novos projetos para atração de empregos estão voltados para empresas em dois distritos industriais, na Vila Padre Cícero, e no Muriti. O objetivo é levar ao município empresas de médio e grande porte, na área de metalmecânica e móveis, e o outro no Muriti, com atração de empreendimentos no setor de serviços, por meio do Programa de Desenvolvimento do Crato (Prodecrato).

Turismo
O presidente da CDL afirma que a outra linha de ação relevante é o incentivo no turismo, principalmente o religioso, com a inauguração do monumento à Nossa Senhora de Fátima. Na sua opinião, esse deverá contribuir de forma significativa para o crescimento e fortalecimento do comércio.

O prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, disse que foram catalogadas mais de 70 empresas e 46 delas serão beneficiadas. Cinco foram contempladas com a doação de terrenos e este ano, serão mais 20 delas. O setor de serviços deve se expandir. No próximo ano, poderão ser mais 20 e a meta é chegar a mais 8 mil empregos gerados no município, isso sem contar com a possível instalação de um shopping center e uma faculdade de medicina particular, que vem sendo cogitada para a cidade.

Mais informações
Centro Administrativo do Crato
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Rua 7 de Setembro, S/N
Telefone: (88) 3586.8000

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis