Crato (CE): Secretaria de Saúde em ação no combate a Dengue

A Secretaria de Saúde do Crato, no intuito de prevenir, controlar e combater a dengue está desenvolvendo um trabalho constante com pesquisas, levantamentos e ações práticas contra a doença.

A vigilância epidemiológica estudou e levantou dados acerca dos bairros com maior índice e analisou as estratégias de ação a serem seguidas. Ontem pela manha foi realizada uma reunião interssetorial no bairro Vila Alta onde foi traçado um plano local de ações contra a dengue.

De acordo com a enfermeira Danielle de Norões Mota, uma das responsáveis pelo levantamento de dados a Secretaria de Saúde do Crato tem o compromisso de atuar com medidas de controle e de combate ao mosquito Aedes Aegypti visando uma atuação conjunta entre governo e comunidade.

Na reunião estiveram presentes Representantes de Escolas, da Saaec, da Limpeza Urbana,  da Secretaria de Meio Ambiente, técnicos da coordenação das endemias, profissionais das unidades básicas de saúde, profissionais do Programa de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde e lideres comunitários com a parceria da Vigilância Sanitária e apoio da Mobilização Social.

“Estamos com o objetivo de realizarmos mais duas reuniões interssetoriais no município, no caso seriam nos bairros Seminário e São Miguel. Enquanto isso atividades já estão sendo desenvolvidas em toda a cidade” explica Danielle.

Em relação às ações práticas e efetivas estão sendo disponibilizadas: limpeza de vias, capinação, telamento de caixas d’água e entrega de material educativo, o trabalho com o carro fumacê, agora com 4 carros disponíveis para atender todo o município.

O coordenador das Endemias Antonio Esmeraldo avisa a toda comunidade cratense que a Secretaria de Saúde irá desenvolver o trabalho em todos os pontos da cidade, bem como na zona rural. Esmeraldo esclarece que a Prefeitura do Crato está seguindo um roteiro das ruas e pede que a população colabore abrindo portas e janelas quando o carro fumacê passar.

Ontem pela manhã, o carro Fumacê passou pelos bairros São José, Conjunto Habitacional Padre Cícero, Muriti de Baixo, Muriti de Cima e Barro Branco, nas imediações da Estatua de Nossa Senhora de Fátima. A tarde os bairros atendidos foram Mirandão, São Miguel, Alto da Penha e Vila Lobo.

Hoje, Quarta-feira, dia 11, pela manhã será a vez dos bairros Pinto Madeira, Centro, Pimenta e Sossego e a tarde os bairros  Ossian Araripe, Parque Grangeiro, Grangeiro até o Clube Recreativo Grangeiro.

Na quinta-feira, dia 12 pela manhã o Fumacê passará nos bairros: Independência,  Vila Alta, Seminário e Misericórdia.

Na sexta-feira, dia 13, pela manhã bairro Zacarias Gonçalves, Cacimbas, Conjunto Habitacional Novo Crato e Gizélia Pinheiro (Batateiras). À tarde: Belmonte, Ponta da Serra, Dom  Quintino, Vila São Bento e Vila Padre Cícero.

A Secretaria de Saúde do Crato Aline Franca alerta que dengue como doença só existe devido à presença do mosquito Aedes aegypti em nosso meio ambiente, pois ele é o transmissor da doença.  “Para evitar a sua propagação, há necessidade de eliminarmos os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, principalmente em nossas residências, se todos colaborarem podemos impedir o risco de disseminação da doença” conclui.

Assessoria de Imprensa / PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis