Crato (CE): Cidade celebra 250 anos com missa, arte e show musical

Uma história marcada por grandes conquistas, com grandes vultos, como Bárbara de Alencar e a cultura, que fez este município ter nome de capital, instituído por lei. Ontem, a cidade fez 250 anos de criação da Vila Real do Crato. Uma multidão foi às ruas para comemorar o aniversário, que incluiu desde a inauguração do marco, com a estátua de quase 53 metros de Nossa Senhora de Fátima e bênção pela manhã, aos shows musicais, desfile cívico-militar e cortejo da cultura popular.

A programação oficial da festa inseriu desde as primeiras horas do dia, o repicar dos sinos das igrejas e toque dos tambores, anunciando a data de uma das cidades que se tornou uma das mais prósperas do Estado. A natureza tem sido uma impulsionadora de novos rumos, para incorporar e fortalecer o turismo ecológico. A religiosidade motivou o turismo religioso. Segundo a coordenadoria de Turismo do Município, novas estratégias vêm sendo desenvolvidas, no sentido de levantar um perfil geral das potencialidades turísticas da cidade.

Desenvolvimento
Segundo o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Matos, o Crato caminha para um novo momento em sua história, para o desenvolvimento econômico e social, e os investimentos atuais, estão principalmente voltados para setores como a educação, saúde e infraestrutura, com recuperação da malha viária da cidade, sobretudo estendendo para os distritos. Essa realidade, segundo ele, é a demonstração do crescimento que a cidade vem tendo nos últimos anos. Com quase 120 mil habitantes, a cidade integra a Região Metropolitana do Cariri (RMC), sendo uma das mais antigas do Estado.

Os movimentos sociais do Crato realizaram na manhã de ontem, uma grande caminhada, denominada a 1ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima, mas com o intuito de chamar a atenção para um momento marcante da história da cidade, em que morreram mais de 16 mil pessoas, no campo de concentração dos flagelados da seca de 1932, do Buriti, nas proximidades da antiga fábrica Sulcepa.

Missa
No local, ocorreu uma missa e os integrantes dos movimentos populares seguiram em procissão para a inauguração do monumento, com a presença de autoridades estaduais e municipais, além da bênção do bispo dom Fernando Panico. A iniciativa do grupo é tornar o evento permanente nessa data. Foram cerca de 2 quilômetros de caminhada.

Um esquema de segurança e atendimentos aos visitantes da estátua foi montado durante a semana, no intuito de facilitar o acesso durante o dia de ontem. Há cerca de duas semanas, durante a coroação da imagem, com a presença do governador Cid Gomes, mais de 3 mil pessoas foram ao local e houve dificuldade de locomoção, pela ausência de infraestrutura na área do Barro Branco.

As comemorações pelos 250 anos do Crato, foram iniciadas na última sexta-feira com shows beneficentes no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, com o cantor José Augusto, Ítalo & Renno e Mocidade Forrozeira, que movimentaram lado social da festa dos 250 anos. As apresentações começam às 22 horas. Os alimentos arrecadados serão doados às instituições filantrópicas locais.

A exposição "A Cara do Crato'" com imagens de personalidades históricas da cidade, foi aberta na Rffsa. Também lançado o cordel de 20 cordelistas da Academia dos Cordelistas do Crato, com "Versos ao Crato nos seus 250 anos". O evento aconteceu na praça Siqueira Campos, no Centro. O programa Rapadura Culturarte e performances aconteceu na praça da Sé.

O cortejo de tradição popular nas ruas ocorreu com a presença não apenas de grupos do Crato. A secretária de Cultura, Dane de Jade, destacou a riqueza cultural que a cidade apresenta. Foram dezenas deles desfilando no final da tarde de ontem, incluindo nomes como a centenária Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, que já chegaram a percorrer vários países da Europa e estados do Brasil.

No desfile constou o Grito Jovem pela Paz mundial, e a presença de participantes de entidades e escolas. Em seguida entrou em cena as quadrilhas juninas, maracatus, escolas de samba, batuques, vaqueiros, carroceiros, entre outros convidados dos municípios caririenses, além de Exu e Recife, no estado de Pernambuco, e Fortaleza.

A Quermesse Cultural, na Rffsa, foi reeditada, com mostras de trabalhos artesanais e culinária regional, além da final da 8ª Copa 21 de Junho de Futsal, na quadra Bicentenário. O programa Ceará Caboclo foi feito ao Vivo na Rffsa, e shows musicais com grupos locais. À meia-noite, momento do enceramento da festa, foi realizada uma performance, com Aparição da Mãe D'água, no resgate das tradições folclóricas e mitos populares.

Mais informações
Prefeitura Municipal do Crato
Centro Administrativo
Rua Bárbara de Alencar, S/N
Largo Júlio Saraiva
Telefone (88) 3521.9600

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis