94,5% do rebanho do CE são imunizados contra febre aftosa

A última imunização contra a febre aftosa no Ceará, realizada no mês de maio, contabilizou 94,5% (2,6 milhões) do rebanho vacinado e 88,43% (105 mil) das propriedades. Segundo o titular Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, nesta primeira etapa, 17 municípios conseguiram atingir 100% dos animais imunizados e 162 cidades alcançaram mais de 90%.

Depois de mais de 40 anos de luta contra a doença, o Ceará conquistou o reconhecimento de zona livre internacional com vacinação da aftosa. A aprovação foi dada, por unanimidade, pela Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em Paris.

No Estado, são realizadas duas etapas de vacinação, uma em maio e outra em novembro. O intuito é conseguir imunizar pelo menos 90% dos rebanho e 80% das propriedades.

Campanha
As campanhas contra a febre aftosa acontecem desde 1973, mas somente em 2011 alcançaram a meta de 90% dos animais. O último caso da doença foi registrado na década de 1990, na região do Cariri. Desde esse período, não se teve nenhum outro.

Segundo Nelson Martins, os criadores desses animais começaram a compreender o tamanho do problema. "O melhor estado do Nordeste com preparação para a erradicação da febre aftosa é o Ceará. Já se criou uma conscientização sobre a importância da vacinação. As pessoas sabem do perigo da doença".

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis