Juazeiro do Norte (CE): Benigna tem exposição lançada

A história de Benigna Cardoso da Silva, elevada à condição de Serva de Deus pela Igreja Católica, está sendo exposta ao público fora de sua terra de origem, Santana do Cariri, pela primeira vez. Denominada "Heroína da Castidade", a exposição foi iniciada no último dia 13 de maio e vai até o dia 26. Também está inserida nas comemorações alusivas ao centenário da Diocese do Crato. O evento acontece no átrio do Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte.

Neste domingo, cerca de 8 mil fiéis, de 55 paróquias, estarão reunidos em Santana do Cariri com a pastoral da juventude, que também completa 100 anos, em evento que será iniciado às 14 horas. A jovem Benigna será a principal homenageada no Jubileu da Juventude. A cada ano, tem sido maior o número de pessoas que vão à cidade de Santana, conhecer de perto a menina que foi mártir aos 13 anos, quando foi assassinada a golpes de facão pelo algoz Raul Alves.

Santuário
De acordo com o curador da exposição, Ypsilon Félix, a programação do encontro de domingo reunirá não apenas os jovens, mas pessoas de todas as idades, das pastorais. A concentração acontece no distrito de Inhumas, onde está o santuário de Benigna, seguindo em direção à matriz de Nossa Senhora Santana, às 16 horas, com um trio elétrico acompanhando.

Na exposição do shopping, objetos utilizados por Benigna, como o pote que carregava no momento em que foi assassinada, próximo a uma cacimba, estão evidenciados, o seu histórico e o que a levou ser hoje a única candidata à beata pela Igreja Católica do Estado.

Além de fotos das romarias anteriores e a urna utilizada no solene dia do translado dos restos mortais da serva de Deus, dentre outras peças. O processo foi encaminhado para a Santa Sé ano passado e está em análise pelo Vaticano. A iniciativa também tem a finalidade de propagar a devoção em toda a região.

O bispo diocesano dom Fernando Panico, durante a abertura da exposição destacou a importância da exposição, no sentido de divulgar o evento que será realizado com a juventude e fiéis de todas as paróquias da região em Santana.

Centenário
Outro aspecto das ações, tem a finalidade de preparar a Diocese para o ano do centenário. A expectativa do shopping, segundo o gerente de marketing, Eduardo Duffles, é poder acolher toda região do Cariri, para que todos conheçam de forma mais ampla a vida de Benigna Cardoso. "A região do Cariri tem uma riqueza cultural e religiosa belíssima, como nenhum outro lugar", afirma. Além da exposição e a romaria no final de semana, deverá ser publicado no próximo dia 30, o livro contando a história de Um lírio no Sertão - Maria Benigna Cardoso. Com isso, a exposição no shopping, poderá ser prorrogada até o dia 30.

O evento para divulgação de Benigna Cardoso conta com uma imagem de 1,75 metro e feito com fibra de vidro. É a primeira da mártir, mas ainda não houve autorização da Igreja, para o seu uso, principalmente nos espaços religiosos como a igreja. A imagem foi confeccionada pela administração municipal e fará parte do cenário da praça da entrada da cidade, a ser inaugurada nos próximos dias.

Segundo o curador, o intuito dessa exposição itinerante é também levar aos filhos de Santana do Cariri que não podem ir até a cidade, a história da menina mártir. A meta é fazer com que paróquias e dioceses do Ceará passem a receber a exposição.

Mais informações
Cariri Garden Shopping
Av. Padre Cícero, 2.555
Telefone (88) 2101.5444

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis