Empregos no Cariri devem crescer até 15% durante a Copa

Setores que formam a cadeia produtiva deste município apostam no aumento da comercialização de produtos, principalmente televisores e eletroeletrônicos, durante os jogos da Copa do Mundo deste ano. Diante de tal perspectiva, número considerável de empresas que atuam nesta área do comércio começa a oferecer novas oportunidades de emprego temporário. Na avaliação de especialistas na região, o percentual de vagas ofertadas durante o período da Copa deve variar entre 10% e 15%.

Entre as novas oportunidades de emprego, funções como balconistas, expositor, vendedor interno e externo, estoquista, técnico em manutenção, empacotador e caixa, são as que apresentam maior demanda em relação a oferta de vagas. Também há carência de funcionários para trabalhar em restaurante, bares e lanchonetes, além de oportunidades para guias turísticos, manobristas, seguranças e para algumas áreas da construção civil.

Segundo a gerente do Sine/IDT de Juazeiro do Norte, Maria Conceição Aparecida de Araújo, a região do Cariri está estrategicamente beneficiada pelo mundial de clubes deste ano. "Embora nós não tenhamos jogos em Juazeiro do Norte, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, que inclusive possuí porte regional, deverá observar uma ampliação considerável em relação ao número de pousos e decolagens. Isso significa maior número de pessoas circulando, não apenas no próprio equipamento, mas, também, pelo próprio município de Juazeiro do Norte e por outras cidades da região do Cariri. Desta forma, segundo nós avaliamos, há uma forte tendência de aumento no número de visitantes e, com isso, necessidade de mão de obra para atender a esta nova demanda", explica a gerente.

Conceição Araújo destaca que muitos dos turistas que assistirão aos jogos realizados em Fortaleza desembarcarão na região do Cariri e realizarão o final do percurso através de deslocamento terrestre. "Desta maneira, o crescimento de vagas de emprego, mesmo que temporário, em hotéis, restaurantes, bares e locais que possam oferecer algum tipo de descanso, lazer e entretenimento a estes turistas também serão evidenciados", avalia.

Bilíngues
Candidatos bilíngues também estão sendo procurados por empresas que atuam no setor de serviços. Na avaliação da gerente do Sine/IDT, até aqueles que dominam a linguagem de libras dificilmente se manterão fora do mercado de trabalho durante o período da Copa do Mundo.

"A busca por esses profissionais é crescente a cada dia. Quem domina dois ou mais idiomas com certeza não encontrará dificuldades em ocupar vagas disponíveis. No entanto, a procura por pessoas que dominam a linguagem de libras tem sido muito grande também. Para estas pessoas, dificilmente haverá dificuldades em conseguir trabalho", disse ela.

Conforme Conceição Araújo, as oportunidades de emprego disponibilizadas a partir da perspectiva de crescimento dos setores que formam a economia de Juazeiro do Norte poderão, após a Copa do Mundo, resultar em efetividade de funcionários em alguns postos de trabalho.

"A gente anseia que toda esta demanda proporcione um índice de 8% a 10% de trabalhadores, encaminhados pelo Sine/IDT às empresas como temporários, efetivados nestes novos postos de trabalho, inclusive com carteira assinada pelos empregadores", ressaltou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL), Michel Araújo, diz concordar com o percentual de novos empregos criados no setor do comércio local, devido ao período de jogos do mundial.

Embora ele esclareça que o crescimento das vendas no período não atinja todos os setores do comércio local, avalia que a margem de vendas em estabelecimentos especializados na comercialização de artigos eletrônicos deverá ser bastante significativa neste período.

"Principalmente nas lojas onde há venda de aparelhos celulares, tablets, televisores e demais equipamentos eletrônicos. Este setor, sem dúvida alguma, será beneficiado pelos jogos da Copa. Outros setores fora do comércio também deverão atingir bons índices de negócios. De tal maneira que a previsão em torno de até 15% no surgimento de novas vagas no mercado de trabalho está dentro da margem do esperado pelo comércio varejista do município", observou.

Michel Araújo frisou, ainda, que os demais setores do comércio de Juazeiro do Norte também deverão verificar crescimento em relação às vendas, após o final do mundial de clubes.

"Quem obtiver ampliação na margem de vendas durante a Copa vai realizar investimentos na própria infraestrutura física do seu comércio após o final dos jogos. É normal que isso aconteça. Diante disso, os setores que até então não haviam sido beneficiados, também aumentarão suas vendas", concluiu.

Mais informações
Sine/IDT
Rua São Pedro, 309
Centro
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3102.1110

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis