Cidades do Cariri registram redução de 65% na violência

A criação de sistemas de monitoramento, através do uso de câmeras de vigilância tem diminuído o número de ocorrências criminosas nos municípios onde os equipamentos já estão instalados, conforme atestam especialistas que atuam na área de segurança pública, como o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Juazeiro do Norte, coronel José Wellington Alves da Silva. Levantamento realizado pelo setor aponta queda de até 65% no número de roubos e assaltos, enquanto que a taxa de homicídios sofre redução de cerca de 6%, em localidades de maior índice populacional.

As câmeras são instaladas em regiões avaliadas como de maior risco para a prática de delitos. Além de favorecer a gravação dos crimes realizados pelos bandidos, proporcionam, também, uma condição de resposta mais rápida por parte das Polícias Civil e Militar.

Em Juazeiro do Norte, o sistema de monitoramento por meio de câmeras de vigilância é operado por integrantes da Guarda Civil do município. A base de monitoramento fica em uma das salas do prédio que abriga a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. O trabalho no local é feito em regime de plantão 24 horas.

O município conta com apenas seis equipamentos, quatro delas espalhadas pelo Centro da cidade. Embora o número de câmeras seja pequeno, a utilização das máquinas é avaliada pelo comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Juazeiro do Norte como fundamental no auxílio à elucidação de casos de assalto e homicídio. "A partir das filmagens gravadas pelo sistema de segurança, há uma condição muito mais favorável para que a Polícia, através dos seus serviços de inteligência, possa capturar os autores dos delitos. Também favorece o conhecimento das ocorrências sem maiores atrasos, possibilitando, de tal maneira, que a resposta dos aparelhos de segurança seja mais rápida", avalia o comandante do 2º BPM, coronel José Wellington.

Conforme o militar, o uso das máquinas, somado ao trabalho diário realizado pela Polícia Militar (PM), tem garantido maior tranquilidade à população que reside em áreas até então vistas como preocupantes. "A mudança tem sido percebida não apenas em bairros periféricos. Na Rua São Francisco, por exemplo, no Centro da cidade, o número de assaltos ao comércio e as residências diminuiu drasticamente. Isso, logicamente, devido ao trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Militar e pelo auxílio que nós recebemos a partir das imagens gravadas naquela área", atesta o comandante. O secretário de Segurança Pública e Cidadania do município, Renato Moura, informou que aguarda a chegada de outras 25 câmeras de vigilância que compõe o Programa "Crack, é possível vencer", a ser desenvolvido em Juazeiro do Norte através de parceria com o governo federal, para que o sistema de monitoramento seja ampliado.

Os equipamentos deveriam ter chegado no final de março. No entanto, atrasos no processo licitatório para compra das câmeras prejudicaram o cronograma do programa. "A nossa expectativa é que estes equipamentos sejam repassados ao município até o mês de Julho, quando Juazeiro do Norte receberá a visita de técnicos da Secretaria Nacional de Segurança", disse o secretário.

Renato Moura informou que o município também está em fase final de elaboração de um novo projeto de monitoramento através de câmeras de segurança que deverá resultar na aquisição de outros 50 novos equipamentos. "O projeto entrou na fase de captação de recursos. Nosso objetivo é implantar, nesta fase inicial, cerca de 80 câmeras até o final do ano. Desta forma, quando concluído, o projeto realizará cobertura em toda a extensão da cidade", prevê o secretário municipal.

Os resultados obtidos na diminuição dos índices de violência através do uso de sistemas de monitoramento também são comemorados no município de Aurora. O sistema, formado por um total de 20 câmeras, foi implantado em 2009 e, de lá pra cá, conforme dados encaminhados à administração do município, a queda em relação ao número de homicídios nos últimos anos tem sido significativa.

"A redução no número de assaltos e homicídios na nossa cidade, após a instalação das câmeras de segurança, é percebida por toda a sociedade. Os dados que nós recebemos das autoridades do setor de segurança nos garantem uma queda de mais de 80% em relação ao número de assaltos praticados na sede do município, bem como de mais de 65% em relação ao número de homicídios. Estes dados são históricos e, creio, devem ser os maiores em todo o Estado", comemora o chefe de gabinete do município, Sebastião Rangel.

Conforme o secretário, além da redução nos índices de violência, o sistema de monitoramento também é responsável pela elucidação de pelo menos dez ocorrências de maior gravidade. "Há casos de homicídios que foram solucionados por causa das gravações realizadas pelo sistema de câmeras. Criminosos foram presos pela Polícia devido às filmagens. Hoje, não há como ninguém chegar ou sair da cidade sem ser percebido", afirma.

Os equipamentos estão instalados pelo Centro da cidade e também por bairros. Segundo Sebastião Rangel, até o final deste ano, o sistema será ampliado com a aquisição de novos equipamentos. "O município vai adquirir outras 20 câmeras para que o nosso sistema de monitoramento seja ampliado. Os novos equipamentos serão mais modernos e possibilitarão uma maior qualidade de imagens, principalmente no período noturno, e serão implantados tanto na sede como no Distrito de Ingazeiras", explicou o secretário, ressaltando, que o processo licitatório para aquisição dos equipamentos já está em tramitação.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3566.1044

Prefeitura Municipal de Aurora
Telefone: (88) 3543.1022
Região do Cariri

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis