Canindé (CE): Acidente de ônibus deixa pelo menos 25 mortos na BR-020

Pelo menos 25 pessoas morreram após um acidente no quilômetro 303 da BR-020, no bairro Palestina, em Canindé, interior do Ceará, neste domingo (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) constam que o ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns que fazia a linha Boa Viagem – Fortaleza, que transportava 41 pessoas, tentou desviar de uma moto e acabou saindo da pista. Na ocasião, o veículo tombou fora da rodovia.

Presente no local do acidente, o empresário Altay Pereira afirmou que a cena é de horror. “Já foram retirados pelo menos 25 corpos do local. Estão todos mutilados”, afirmou o morador da região.

Transferências de pacientes
Os feridos foram socorridos para o Hospital Regional São Francisco, em Canindé. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) transportou pessoas para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF).

Entre os transferidos estão: Francisco Elson Nascimento Saraiva, trocador do ônibus. Ele chegou pelo helicóptero da Ciopaer em estado grave e teria que passar por cirurgia; João Vieira Sobrinho; Raimundo Barbosa; João Nunes da Silva; e Cristiane de Sousa Paulino.

A previsão é que até 15 pessoas seriam atendidas no IJF. As vítimas apresentavam fratura exposta, trauma abdominal e traumatismo craniano.

De acordo com o chefe de plantão, Carlos Cisne, eles estavam sendo avaliados para saber qual procedimento seguir. “O hospital já está cheio por conta do final de semana, mas vamos tentar atender a todos”.

Até o início da tarde, somente foi necessário chamar reforço de anestesistas, pois não tinha suficiente. Os casos mais leves foram para os frotinhas.

A PRF informou também que faltam rabecões para resgatar os corpos, mas que todas as vítimas lesionadas já foram socorridas por equipes PRF, SAMU, helicóptero da CIOPAER. A maioria das vítimas sofreu lesões graves. Somente o motorista, que estava com cinto de segurança, saiu em melhor estado de saúde, pois sofreu apenas ferimentos leves.

Defensoria presta apoio
O Defensor Público Régis Gonçalves Pinheiro, supervisor do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, foi até Canindé para realizar medidas administrativas, como liberação dos corpos, e tomar as providências jurídicas necessárias.

Segundo Pinheiro, a Defensoria Pública vai acompanhar o caso de perto e dar toda a assistência às vítimas e familiares. “Se for o caso, vamos realizar uma ação civil pública para garantir o Direito Reparatório das vítimas, como seguro e indenizações”, destacou o defensor.

Dea acordo a Polícia Regional de Canindé, o veículo fazia o trajeto de Boa Viagem para Fortaleza, quando uma moto freou na sua frente, e, ao tentar desviar, o motorista perdeu o controle do volante. De acordo com o Núcleo de Perícia de Canindé, quatro vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Fortaleza, pois estão irreconhecíveis. Outros 15 estão no IML do município.

Outros familiares que tiverem interesse no atendimento podem procurar o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, localizado na Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante, Fortaleza.

Nota de pesar
A Prefeitura de Canindé publicou uma nota de pesar. Confira na íntegra:

O Prefeito Municipal de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, manifesta seu profundo pesar pelo grave acidente ocorrido esta manhã com o ônibus da viação Princesa dos Inhamuns. Na urgência de socorrer as vítimas, a Prefeitura disponibilizou imediatamente todo o aparato necessário, incluindo ambulâncias do GSU e equipe médica, além de agentes da Guarda Municipal para garantirem a segurança no local. Agradecemos também ao SAMU, polícias civil e militar, além de populares, pela ajuda voluntária.

Manifestamos ainda nosso pesar aos familiares que perderam seus entes queridos nessa tragédia. Que Deus e S. Francisco tragam-lhes o conforto espiritual.

Fonte: Tribuna do Ceará



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis