Barbalha (CE): Pau da Bandeira de Santo Antônio está cortado

Esta quinta-feira dia 22 de maio, foi marcante na história de Barbalha e de seu povo, vibrações positivas, alegria no semblante das pessoas e muitas emoções com o tradicional ritual do corte do Pau da Bandeira de Santo Antônio, foi uma festa ímpar, transcorrida com muita paz e tranqüilidade, fé e devoção dos carregadores e admiradores dessa manifestação popular em homenagem ao glorioso Santo Antônio.

Este ano, 2014, uma árvore Rama Branca foi cortada na mata do Sítio São Joaquim que servirá para o mastro da Bandeira de Santo Antônio, com carregamento e hasteamento no dia 1º de junho, quando acontece a abertura da festa com celebração solene às 09 horas da manhã na Igreja Matriz e a tarde o tradicional carregamento do Pau da Bandeira.

Ás 05 horas da manhã, quando os raios de sol surgiram no horizonte, Celson Publicidade e Erfo como um dos mais experientes carregadores de pau da bandeira, percorrera a cidade quando fizeram alvorada festiva com fogos de artifícios e as músicas de Luiz Gonzaga e Alcimar Monteiro.

No Mercado Público Municipal de Barbalha aconteceu a partir das 06 horas a concentração da comissão organizadora com os carregadores, às 07 horas, equipes da imprensa TV, Jornal e Rádio chegaram para fazer a cobertura do corte do pau da bandeira.

07h30, momento de reflexão com oração para agradecer a Deus e pedir a intercessão do Padroeiro Santo Antônio, para que tudo transcorresse com paz, também foi pedido a Santo Antônio benção para recuperação da saúde do carregador de pau de bandeira Edivan Pereira e também Celson Publicidade que vai passar por um procedimento cirúrgico e não terá condições de participar do cortejo de carregamento e hasteamento do mastro da bandeira de Santo Antônio.

Depois das considerações iniciais e oração “Pai Nosso” pelo “Capitão do Pau da Bandiera” Rildo Teles, o cortejo dos carregadores saiu pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz onde o padre, Alencar, proferiu as bênçãos pedindo a Santo Antônio graças, felicidade e paz no corte do pau da bandeira.

Depois da benção do padre Alencar, o cortejo retomou pelas ruas de Barbalha direto para o Sítio São Joaquim, local do corte da Rama Branca. Na mata um grupo de professores e alunos da Escola Josefa Alves de Sousa marcaram presença e pela primeira vez participaram do ritual do corte do pau da bandeira, que consideram algo emocionante.

Ao ser cortada a árvore “Rama Branca”, a retida de dentro da mata para a “chamada cama do pau”, deu muito trabalho para os carregadores nos primeiros momentos com a força humana, isso pelo peso acima de duas toneladas e 22 metros de cumprimento, em seguida já no ponto para ser puxado pelo trator conduzido pelo devoto Antônio Sampaio, ficou preso a uma árvore e o motor se apagou, causando preocupação, mas, depois do problema resolvido logo o pau foi arrastado e agora fica a espera do carregamento no dia 1º de junho.

E por volta das 15hs, aconteceu um almoço de confraternização entre a comissão organizadora e os carregadores nos Salões do Rotary Clube de Barbalha, com a presença do presidente do clube, Antônio Damião que também prestigiou o ritual do corte na mata do São Joaquim.

No corte do Pau da Bandeira dentro da mata, pelos órgãos públicos municipais estiveram presentes, o secretário de cultura, Sitõe Luna, representando o governo municipal, e pela Casa do Povo, os vereadores Antônio Sampaio, João Bosco de Lima, André Feitosa, como também Rildo Teles como “Capitão do Pau da Bandeira”.

Silva Neto

Fonte: Diário do Cariri



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis