Barbalha (CE): Festa de Santo Antônio deve atrair 500 mil pessoas

Barbalha se prepara para mais uma edição da Festa de Santo Antônio. O evento popular de tradição secular deve atrair um público de mais de 500 mil pessoas, durante os 13 dias da festa. Para garantir que a cidade esteja toda decorada, vários profissionais se mobilizam na confecção de artigos que farão parte da decoração do evento.

No ateliê da Rua Pinto Madeira, o trabalho está a todo vapor. O artesão Vilmar Odávio de Alexandria fala sobre o processo de criação para este ano. “O colorido já faz parte da Festa de Santo Antônio e, este ano, nós estamos trabalhando até uma hora da madrugada, para garantir que Barbalha fique toda colorida. Os bonecos gigantes também estão sendo restaurados para serem expostos nos principais prédios da cidade”, explica Vilmar, que há 12 anos trabalha na confecção dos adereços.

De acordo com Antônio Luna, secretário de Cultura de Barbalha, o evento fará menção a Copa do Mundo. “O Brasil vai sediar a Copa Mundo e a gente não poderia deixar de homenagear o nosso país. Nós teremos um espaço todo decorado com inspiração no mundial. Quem quiser saber mais detalhes vai ter de comparecer a nossa festa”, diz Antônio.

Outra novidade para este ano é a ampliação da festa da solteirona. Socorro Luna, a solteirona mais famosa do Brasil, fala sobre a mudança. “A vontade das moças em arrumar um “bom partido” é tão grande que fez a gente repensar a noite das solteironas. Este ano, a festa vai começar a partir das 15h, em frente a minha casa, e vai até a madrugada. Vai ser dia e noite da solteirona. Nós traremos simpatias, brincadeiras e muita descontração para o público que se fizer presente”, finaliza.

Começa Feira de Fogos em Juazeiro
Com a proximidade dos festejos juninos, a tradicional feira de fogos já foi iniciada em Juazeiro do Norte. As 32 barracas cadastradas e instaladas no Parque Ecológico das Timbaúbas devem funcionar além do período habitual, por conta da Copa do Mundo, prevista para encerrar em 13 de julho. As chuvinhas, traques e fogos de artifício são os produtos com maior previsão de venda.

De acordo com Luiz Ivan, secretário da Semasp e vice-prefeito juazeirense, o local das barracas recebeu instalação de refletores e a segurança conta com o apoio da guarda-municipal, assim como da disponibilização de extintores de incêndio e banheiros químicos. Há ainda a parceria firmada entre a Semasp e a Associação dos Feirantes de Fogos, tida como indispensável para a organização do evento.

Segundo Francisco de Assis, vice-presidente da Associação, ainda é cedo para dizer se o aumento no período gerará crescimento nas vendas. Quanto a isso, os vendedores estão confiantes. É o caso de Maria Alzira, vendedora de fogos de artifício há 34 anos. Para ela, a vinda do mês de junho, que traz este ano, além das festas.

Fonte: Jornal do Cariri



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis