Barbalha (CE): Paciente de Crato com meningite meningocócica morre em hospital

O corpo de Lourival Barbosa da Silva, de 36 anos, deu entrada nesta terça-feira no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte após sua morte em um dos leitos do Hospital Santo Antonio de Barbalha. Ele foi internado na segunda-feira com uma suspeita de meningite meningocócica, porém faleceu no dia seguinte. Lourival residia na Rua 18 de novembro (Bairro Seminário) em Crato e o diagnóstico confirmou a doença.

O último óbito por meningite na região do Cariri aconteceu no dia 9 de julho de 2013 quando o oficial de justiça da Comarca de Juazeiro do Norte, Orlando Pereira da Silva, de 38 anos, morreu na Clínica São José. Antes, em maio do ano passado, outra morte tinha sido registrada no município de Farias Brito. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), em 2013, morreram ainda pacientes de Frecheirinha, Pacatuba e Fortaleza com a doença.

Apesar do número de casos menor este ano, as secretarias municipais de saúde recomendam alerta da população, principalmente em relação à meningite meningocócica para a qual ainda não existe a vacina de cura da doença. A meningite é uma doença grave e pode acometer pessoas de qualquer idade. No caso das meningites bacterianas, como a meningococócica, são clinicamente ainda mais graves e tem maior importância em saúde pública pela capacidade de ocasionar surtos e epidemias.

Ela é facilmente transmissível e tem altas taxas de letalidade. As principais formas clínicas da doença podem ser apresentadas como infecção do sistema nervoso central (meningite meningocócica), infecção da corrente sanguínea (meningococcemia) ou sob as duas formas associadas que evolui rapidamente para choque. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca e manchas avermelhadas na pele.

Demontier Tenório

Foto: Barbalha On Line

Fonte: Miséria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis