Jardim (CE): Campanha contra consumo de bebidas entre jovens é lançada

Com a finalidade de criar mecanismos que possam resultar na diminuição da incidência da comercialização de bebidas alcoólicas à menores de 18 anos, representantes de órgãos e entidades municipais e estaduais estiveram reunidos sob a coordenação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) desta cidade para debater o problema e oficializarem o lançamento da campanha "Vender bebida Alcoólica a Menor de 18 anos é Crime".

Levantamento realizado por técnicos da Secretaria de Assistência Social do município demonstram que, nos últimos anos, houve crescimento do consumo de bebidas alcoólicas por jovens, na maioria adolescentes, e, em alguns casos, até mesmo por crianças. Embora haja conhecimento sobre a proibição, grande parte dos proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade permitem que a comercialização seja feita.

Durante encontro realizado na última quarta-feira órgãos de proteção à criança e ao adolescente, como o Conselho Tutelar de Jardim, cobraram a aplicação da legislação proibitiva como forma de barrar a venda cotidiana de bebidas a este público. Representantes do Ministério Público do Estado do Ceará, bem como o delegado de polícia civil do município, Marcos Antônio dos Santos, além de técnicos de equipamentos sociais da cidade, também participaram do encontro.

Todas as ações a serem desenvolvidas durante o período da campanha serão coordenadas pelo CREAS que atuará, ainda, como agente mobilizador da sociedade local para o surgimento de agentes replicadores. As ações serão em ritmo acelerado, principalmente pela proximidade dos festejos dos caretas, durante a semana santa, quando milhares de pessoas aderem a brincadeira, tanto na sede como em regiões da zona rural, e aproveitam a data para consumir grande quantidade de bebida alcoólica, especialmente vinhos.

"A campanha terá seguimento após as comemorações da semana santa. Não é uma ação sazonal. O objetivo é darmos continuidade a esse trabalho, durante todo o ano, objetivando uma redução drástica na participação de crianças e adolescentes que hoje estão inseridas em grupos de consumo de bebidas alcoólicas no município", esclareceu a secretária de Assistência Social, Antônia Campos, ressaltando que, conforme acordado com o Ministério Público, haverá fiscalizações em bares e demais estabelecimentos onde haja venda de bebidas alcoólicas, por membros do Conselho Tutelar do município. "Os conselheiros, mensalmente, realizarão estas fiscalizações ampliando, desta forma, a possibilidade de eficácia da campanha", observou.

Pulverização
No setor educacional a campanha será realizada em sala de aula, através da colaboração de policiais militares que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). As abordagens ocorrerão através de palestras, distribuição de panfletos informativos, e narrativas sobre os danos que o consumo do álcool pode acarretar à vida das pessoas.

"Esse trabalho será ampliado nas escolas que compõem a rede municipal de ensino, tendo em vista que, em outras ocasiões, tais discussões já vinham acontecendo através da parceria que o município possuí com o Proerd", comentou a secretária de Educação de Jardim, Alessandra Filgueira do Nascimento.

Segundo ela, com a realização da campanha o número de informações aos discentes será ampliado, possibilitando, de tal maneira, que as famílias dos jovens também possam receber orientações sobre o tema. "O aluno age como multiplicador da informação. Esse é o objetivo da campanha em sala de aula. Quanto maior for o acesso das crianças e dos adolescentes às informações que discutem esse tema, maior é a possibilidade destes assuntos serem discutidos pelas famílias", diz ela.

O delegado de polícia civil do município, Marcos Antônio dos Santos, também avalia a campanha de maneira positiva e necessária. "É preciso haver uma grande mobilização onde as pessoas sejam conscientizadas à denunciar casos de venda de bebida à menores, para que as forças policiais possam adotar providências contra os comerciantes que teimarem em desrespeitar a lei em vigor", explicou.

Ele observou, ainda, que estabelecimentos como bares, mercearias, mercantis, além de vendedores ambulantes serão advertidos durante a campanha, através de blitzes educativas, a não venderem bebidas alcoólicas à menores. As blitzes ocorrerão em datas não divulgadas e contarão com apoio do Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Mais informações
Centro de Referência Especializado da Assistência Social
Rua Leonel Alencar, 48, Centro
Jardim
Telefone: (88) 8137-5722

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis