Geopark Araripe é destaque no Jornal Hoje. Assista!

O Tô de Folga desta semana foi até o sul do Ceará, no Cariri. A região é formada por seis cidades e fica na Chapada do Araripe, que concentra uma das maiores formações de fósseis do mundo. As montanhas que formam a chapada cercam uma região que reúne beleza, história e cultura.

É possível conhecer tudo visitando o primeiro Geopark da América Latina – um parque estadual, de mais de três mil quilômetros quadrados, em que as atrações foram formadas pela própria natureza ao longo de milhões de anos. Elas estão divididas em nove parques menores, chamados “geossítios”. Para conhecer, o visitante pode contratar um guia, por R$ 100 a diária, na sede do Geopark, na cidade do Crato.

Em Santana do Cariri, por exemplo, tem o museu de paleontologia que reúne uma das maiores coleções de fósseis do mundo. A entrada é gratuita e lá é possível ver vestígios de animais marinhos encontrados nas rochas, provando que o sertão já foi mar. Entretanto, as réplicas de dinossauros que, comprovadamente viveram na região, são as que mais impressionam.

Para ter uma ideia do ambiente em que os dinossauros viviam, vale visitar a “Floresta Petrificada”, um lugar preservado com paredões de rochas e os intrigantes troncos de árvores que viraram pedra com o passar de milhões de anos. Do Pontal da Santa Cruz, a 750 metros, é possível avistar toda a Chapada do Araripe.

Na cidade de Missão Velha fica um dos geossítios que mais chamam a atenção dos turistas e estudiosos, pela formação das rochas de 420 milhões de anos. No período de chuva do Ceará a paisagem o grande cânion ainda fica completa com a formação de cachoeiras.

O passeio pode terminar em um dos maiores símbolos da religiosidade do Nordeste. Do alto da colina do horto, em Juazeiro do Norte, a estátua de Padre Cícero reúne demonstrações de fé.

Assista a reportagem:


Fonte: Jornal Hoje / G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis