Estou por fora, diz ex-presidente Lula sobre caso Petrobras

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira (23) mal-estar com a presidente Dilma Rousseff por conta da possível criação de uma CPI da Petrobras.

Em Salamanca, na Espanha, onde recebeu título de doutor honoris causa, Lula minimizou o episódio e disse "estar por fora" da polêmica sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela estatal brasileira.

"Não existe essa possibilidade", afirmou o ex-presidente ao ser questionado pela Folha sobre tensão com o governo de sua sucessora.

O ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, aliado de Lula e à frente da estatal na época da compra, tem mantido postura distinta à do governo Dilma. Ele afirmou ao jornal "O Estado de S. Paulo" que a presidente, que na época avaliou a compra, não pode fugir de suas responsabilidade.

A oposição na Câmara aprovou nesta quarta-feira (23) três convites para que o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli preste esclarecimentos sobre a polêmica compra da refinaria de Pasadena (EUA).

Diante do tema, assessores da Universidade de Salamanca disseram que o ex-presidente só falaria com a imprensa sobre a cerimônia, mas ao ser perguntado sobre futebol, Lula não hesitou em responder.

"O Brasil é um país solidário, não queremos ganhar todas as Copas, mas espero que a Espanha não ouse ganhar de nós no Maracanã", brincou, diante da imprensa espanhola.

Embora em latim, a cerimônia de diplomação de Lula também ocorreu em tom de descontração. "Até para mim o latim é complicado", disse o catedrádico Gonzalo Dacal, que concedeu o título ao ex-presidente, após errar passagem do discurso.

Os embaixadores da Venezuela e de Cuba na Espanha foram à cerimônia, assistida também pelos presidentes da Telefónica e Iberdrola, multinacionais espanholas com forte presença no Brasil.

Além de Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o escritor português José Saramago também receberam o título da Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa.

Atualmente cerca de 300 estudantes brasileiros, segundo a universidade, estudam em Salamanca pelos programas Ciências sem Fronteiras e Prouni, que oferece bolsas de ensino superior no exterior.

Fonte: Folha.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis