Escritórios da UFCA em Brejo Santo e Icó antecipam campi

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) instalou escritórios administrativos nesta cidade, na região Centro-Sul, e em Brejo Santo, no Cariri cearense. A instalação das unidades representa o início dos dois novos campi a partir da criação da UFCA, com sede em Juazeiro do Norte, que absorveu cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Há campi ainda nas cidades de Crato e Barbalha.

A chegada da UFCA na cidade de Icó foi festejada com queima de fogos de artifício e rojões. A unidade fica localizada no centro histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A solenidade de assinatura de convênio de cooperação entre a Prefeitura e a UFCA foi realizada no Teatro da Ribeira dos Icós, um dos mais antigos do Ceará.

Depois, houve o descerramento da placa do escritório administrativo. A reitora da UFCA, Suely Chacon, disse que a universidade enfrenta o desafio de implantar campi e trazer para outras cidades o ensino de qualidade e de ter o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da região. "Em quatro anos, a presença da Universidade vai transformar essa região", frisou. "As pessoas vão ver que vale a pena ampliar a oferta de ensino superior para o Interior". A unidade vai funcionar provisoriamente no casarão do Centro histórico até que seja construído o campus da UFCA. A expectativa é que a obra tenha início em 2015. A verba está assegurada, mas ainda é preciso resolver o problema da cessão do terreno do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) para a UFCA.

Dnocs
A cidade de Icó é cercada por áreas públicas pertencentes ao Dnocs desde a implantação na década de 1970 do Perímetro Irrigado Icó - Lima Campos. Autoridades locais e a própria reitoria da UFCA estão empenhados em resolver os obstáculos burocráticos para a cessão do imóvel da própria União para a autarquia federal ou mesmo a doação para o município, que por sua vez fará nova doação para a Universidade Federal. No próximo semestre, já começa a funcionar o primeiro curso do campus da UFCA em Icó. Será de História com ênfase em gestão no patrimônio histórico e cultural e gestão de patrimônio socioambiental. As aulas serão oferecidas no período noturno e vai funcionar em caráter provisório na Escola de Ensino Fundamental Lourdes Costa, da rede municipal de ensino. O prédio passa por reforma.

"Em 2015 vamos divulgar outros cursos, observando a vocação da região para o setor agropecuário", disse a reitora Suely Chacon. "Chegamos a esta cidade e vamos contribuir com o desenvolvimento regional, enfrentando desafios". Em Icó, a UFCA já tem convênios firmados com o Dnocs e com o Iphan.

O prefeito Jaime Júnior disse que trabalha para que ocorra a cessão ou doação do terreno para a UFCA o quanto antes. "Hoje a Universidade chegou oficialmente a Icó e isto representa um grande marco", comemorou. "Esse campus dará oportunidade para os jovens e representa o crescimento da cidade e da região". O gestor destacou o compromisso do governo federal em interiorizar o ensino superior.

Jaime Júnior adiantou que o município está apoiando a ampliação de cursos de ensino superior da Faculdade Vale do Salgado (FVS) uma instituição privada administrada pela Faculdade Leão Sampaio, que tem sede no Cariri. "Já fizemos a doação de uma área de 12 mil metros quadrados para que a Faculdade construa a sede própria e possa ampliar os cursos universitários oferecidos atualmente".

Cursos
Na unidade privada, já estudam mais de dois mil alunos nos cursos de Administração, Análise de Sistemas, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social. "A nossa expectativa é que, em seis anos, cerca de cinco a seis mil alunos estejam matriculados em cursos de nível superior no campus da Universidade Federal e na Faculdade Vale do Salgado", frisou a secretária de Educação do município, Eleneuda de Souza. "Icó será um polo de ensino superior na região".

O prefeito Jaime Júnior disse que o município vive a expectativa de crescimento em médio prazo. "Os empresários estão investindo na construção de imóveis residenciais para aluguel", observou. "Hoje já existe procura acima da demanda e com o funcionamento do campus da Universidade Federal do Cariri haverá pressão imobiliária e a necessidade de ampliar a oferta".

A lei que criou a UFCA, em junho de 2013, integrou os campi de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha e previu a instalação de mais dois campi, em Icó e Brejo Santo.

Nesta cidade, professores da rede estadual de ensino disseram que a chegada do campus é um divisor de água e a expectativa é semelhante, ou seja, crescimento do município. "Muitos alunos saem para estudar em outras cidades e isso é muito desgastante, mas em breve teremos cursos na própria cidade", frisou Janice Santos, confiante nos novos tempos para a cidade.

Mais informações
Prefeitura de Icó
Av. Ilídio Sampaio, 2131
Centro Histórico
Centro-Sul
Telefone: (88) 3561.1508

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis