Em nova pesquisa, Dilma perde 3 pontos. Opositores pouco avançam

As intenções de voto da presidente Dilma Rousseff (PT) para a eleição de outubro deste ano oscilaram negativamente nas últimas semanas, saindo de 40% em março para 37% em abril, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem. No entanto, os adversários pouco ganharam espaço diante da queda de Dilma. Aécio Neves (PSDB) conquistou um ponto nos principais cenários, enquanto Eduardo Campos (PSB) permaneceu estagnado. Com isso, mesmo com a queda, a presidente ainda seria reeleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 deste mês, em 140 municípios de todas as regiões brasileiras. Foram ouvidas 2.002 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No cenário mais provável, em que Dilma tem 37% e que inclui partidos nanicos, Aécio Neves (PSDB) oscilou de 13% para 14% e Eduardo Campos (PSB) se manteve com 6%. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, oscilou de 3% para 2%.

A soma dos demais pré-candidatos que era de 1% em março, agora é de 3%.

A oscilação negativa de Dilma foi mais forte entre eleitores jovens (perdeu oito pontos entre quem tem de 25 a 34 anos), nas cidades médias (menos 11 pontos nos municípios entre 20 mil e 100 mil habitantes) e na região Sul (menos 6 pontos).

Dilma ainda seria reeleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje porque seus 37% de intenções de votos superam a soma de todos os seus adversários, que atinge 25%.

No cenário que apresenta como candidatos apenas Dilma, Aécio e Campos, a intenção de voto na presidente oscilou negativamente quatro pontos, de 43% em março para 39% agora. A oscilação se dá, segundo o Ibope, no limite máximo da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nesse mesmo cenário, Aécio oscilou de 15% para 16% e Campos passou de 7% em março para 8% em abril. A taxa de branco e nulo foi de 25% para 26%.

Nordeste
O Ibope mostra que Dilma ainda tem melhor desempenho no Nordeste, onde alcança 51% das intenções de voto. Até por ser seu reduto eleitoral, Eduardo Canpos também se sai melhor no Nordeste, onde alcança 10%. Aécio Neves, por sua vez, tem na região seu pior resultado: 8%. (da Folhapress)

Números
37% é o percentual de intenções de voto da presidente Dilma Rousseff

2.002 pessoas de municípios de todas as regiões do Brasil foram entrevistadas

Fonte: O Povo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis