Crato e Juazeiro entram no circuito nacional de dança

O Cariri entra para o circuito nacional de debates sobre a dança com o II Seminário de Dança e a VI Semana D da Dança, com a mobilização de mais de seis mil pessoas durante a sua realização, de 21 a 29 de abril. Locais públicos de Crato e Juazeiro do Norte, este ano, além dos teatros da região, servirão de palco para os espetáculos e também oficinas e aulas. A programação envolve grandes críticos do segmento e também coreógrafos, dançarinos e pesquisadores da área.

Segundo o idealizador e coordenação do evento, professor Alysson Amancio, há um destaque do Cariri atualmente no segmento da dança, por envolver bem mais que a cultura popular, mas um espaço se ampliando cada vez mais para a dança contemporânea. É nessa busca que as discussões serão trabalhadas, dando ênfase para a contemporaneidade em contraponto ao aspecto tradicional da dança.

Em 2006, foi criada a Associação de Dança Cariri, no intuito de reunir os profissionais e pessoas que se interessassem pela dança. Não deu outra, a entidade se fortaleceu ao ponto de criar os primeiros espaços de debate do segmento. A iniciativa de um evento de debates para a região veio em seguida, até surgir, então, a necessidade de criação de um curso.

Alysson Amancio destaca a grande demanda de profissionais que lutam pela presença de um curso acadêmico para a formação na área e, além disso, maior envolvimento das instituições. Atualmente a sua companhia de dança, que leva o seu nome, atua com 18 dançarinos profissionais, tem agenda de apresentações mais fora do Estado do Ceará e de Juazeiro do Norte. Com o espetáculo 'Cajuína', chegou a se apresentar recentemente na Alemanha.

Durante o evento, ele destaca o nível de debate dos participantes, a exemplo da Professora doutora Helena Katz, considerada a maior crítica de Dança do Brasil. Além de nomes como Sueli Guerra (RJ), Edney D. Conti (RJ), Arthur Marques (PB), Cia. Compassos (PE) Guga (SP), Teodora Alves (RN), Oswaldo Barroso (CE) e Fauller (CE).

Serão realizados 24 espetáculos, quatro oficinas, um workshop, além de aula pública, cortejo com os artistas, apresentação comunicações e artigos científicos. Um trabalho que, para Alysson Amancio, parte de iniciativas da própria associação e dos profissionais da região, que têm um espaço na rota de dança do Brasil.

O II Seminário de Dança é patrocinado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2013. São seis escolas de dança em Juazeiro do Norte e novos profissionais se formam no Rio de Janeiro, segundo ele, contribuindo também para o processo de formação no Cariri.

Inovação
Este ano, uma das novidades é a abertura dos espetáculos nas ruas de Juazeiro do Norte e Crato. Hoje, às 16 horas, haverá uma aula pública e, em seguida, espetáculo com 'Os Brincadores', da Cia. Compassos, de Pernambuco. A abertura oficial ocorre na noite de terça-feira, às 19h30min, no Teatro Patativa do Assaré, no Sesc de Juazeiro do Norte. Em Crato, as apresentações são no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, além do espaço do Centro Cultural do Araripe, na RFFSA. As oficinas e palestras acontecerão na sede da Associação Dança Cariri.

"Falta apoio do governo municipal e um olhar institucional para a região" afirma ele. Os avanços na área da dança nos últimos anos, conforme Alysson Amancio, têm sido significativo para tão poucos anos. Ele avalia que em Juazeiro do Norte praticamente não havia nada de ensino no segmento.

"Hoje, os alunos querem uma formação na área e a perspectiva é que se torne cada vez mais profissional", diz. A associação tem realizado trabalhos na região, como levar dança para a comunidade, ballet, dança regional, além de possuir biblioteca especializada.

Serão nove dias de atividades intensas, onde a região do Cariri cearense recebe artistas e professores de dança de todo país realizando um intercâmbio com os artistas locais e promovendo o fortalecimento da dança no Ceará. As inscrições das oficinas e palestras são realizadas pelo e-mail associacaodancacariri@gmail.com ou na Associação Dança Cariri.
Mais informações:

Associação de Dança Cariri
Rua Conceição, 1.391
Bairro São Miguel
Juazeiro do Norte - CE

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis