Crato (CE): Projeto Reviver ajuda na recuperação de viciados em drogas

O projeto Reviver do Cariri vem atuando em regime semi-fechado de tratamento para os pacientes encaminhados por meio de recomendação psiquiátrica ou mesmo por encaminhamento da justiça.

Ao todo, são 90 dias de internação, seguidos de etapas elaboradas, que vão desde a desintoxicação, tratamento psicológico à ressocialização dos detentos. Caso ajam dificuldades maiores relacionadas a essas etapas, o paciente poderá permanecer por até 12 meses de internação.

Com espaço para 120 dependentes químicos em tratamento, o Projeto Reviver hoje se encontra com quatro unidades em Juazeiro do Norte, com mais uma em Crateús.

Compulsórios
O tratamento sob recomendação psiquiátrica é considerado involuntário, porque a decisão do tratamento do paciente fica a cargo da família. No caso dos compulsórios, muitos deles são financiados pelas prefeituras.

O trabalho busca também várias parcerias com instituições e o próprio poder público. Uma das iniciativas é a tentativa de se inserir no "Programa Crack é possível Vencer", mas não foi possível ser incluído, por o regime de tratamento não ser aberto.

Religiosidade
Essa forma de tratamento passa a ser uma alternativa para situações desesperadoras não apenas para os pacientes, quanto para os familiares, que se angustiam com o drama vivido pelos que mantêm dependência química.

Isso acontece porque o projeto atua, sobretudo, na hora da crise. Desse modo, a instituição pode tomar uma decisão pelos pacientes que se encontram no local.

O método de tratamento adotado pela instituição, que tem como base o conhecimento de Deus e da Bíblia, tem sido eficiente, conforme o pastor Fernandito Edésio Garcia Pinto.

"Trazemos o nome de Deus, independente de religião", diz ele. São oito anos de atuação no Cariri, incluídos em 23 de experiência com o trabalho. "Temos aqui um dos maiores índices de recuperação do Brasil", afirma.

Essa constatação se baseia no fato de que 65% dos pacientes, e após o tratamento ,não voltaram a usar drogas.

Cerca de 35% são reincidentes. Esse trabalho foi realizado com 132 pessoas que concluíram o regime. Há também muitos desistentes do tratamento.

Inserção
O processo de tratamento inclui desde a inserção social, com profissionais da área, como também a terapia, com acompanhamento psicológico, tratamento psiquiátrico, além do atendimento ambulatorial. O pastor avalia que a demanda de tratamento é grande, mas há aqueles em que a família pode direcionar para uma clínica particular.

No caso do Projeto Reviver, existe uma atenção até por uma demanda nem sempre incluídas em unidades atendimento. Há atenção para mulheres e adolescentes Na unidade de adultos, a faixa etária vai de 35 anos acima.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis