Chuvas com incidência de raios são registradas no CE

Os próximos três dias devem ser de chuvas na maioria das regiões do Estado. A Funceme prevê que até o próximo sábado as precipitações sejam registradas por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), principal fenômeno atmosférico responsável pela configuração da quadra chuvosa no Ceará, instalada por sobre grande parte da região nordestina.

Conforme a previsão do órgão, até o próximo fim de semana, o fenômeno possibilitará a formação de um quadro de nebulosidade variável favorecendo, desta maneira, maiores possibilidades de ocorrência de chuvas. Embora seja provável que as precipitações atinjam todo o Estado, as regiões Sul e Centro-Norte do Ceará deverão receber maior volume de precipitações no período. Ambas as regiões já vinham sendo beneficiadas com chuvas intensas registradas nos meses de fevereiro e março.

Naquela ocasião, principalmente no Cariri e parte do Sertão dos Inhamuns, as chuvas caíram em maior intensidade devido a formação do fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo a ocorrência acontece, historicamente, no período da pré-estação. Este ano, no entanto, os Vórtices aconteceram dentro da quadra chuvosa, que acontece entre os meses de fevereiro e maio.

"Diferentemente dos anos anteriores, os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis ocorreram dentro do período da quadra chuvosa. No entanto, não há previsão de que novos fenômenos como estes venham a acontecer até o final do mês e maio. Hoje, o principal fenômeno atmosférico em atividade no Estado é a Zona de Convergência Intertropical", informou a meteorologista Cláudia Rickes, da Funceme.

Nas últimas horas foram registradas precipitações em 79 municípios cearenses. As maiores aconteceram em Acarau (54.1mm), Itapipoca (50.6mm) e Pindoretama (49mm). Neste período, a ocorrência de raios aumenta, especialmente na zona rural das cidades.

Destruição
Durante as chuvas que caíram no município de Itatira, um raio causou destruição a uma residência localizada no assentamento Caipira, na zona rural do município. No momento da queda do raio, duas pessoas se encontravam no interior do imóvel, Maria Teixeira Maia, de 40 anos, e a adolescente Rosilene Teixeira Maia, de 12 anos de idade.

A descarga elétrica acabou danificando aparelhos eletrodomésticos que estavam ligados nas tomadas, e ocasionando queimaduras de primeiro grau em ambas as mulheres. "Foi tudo muito rápido. Uma lâmina de fogo com uma velocidade imensa invadiu o medidor de energia e foi logo destruindo tudo, não ficou nada inteiro, só um rastro de destroços'', disse uma das moradoras do imóvel. Segundo dados do Centro de Controle de Sistema (CCS) da Coelce, responsável pelo monitoramento da incidência de raios no Ceará, foram quedas de 195.996 raios em todo o Estado, em 2013. As maiores incidências aconteceram na Zona Norte do Estado, principalmente nos municípios de Granja, Viçosa do Ceará, Santana do Acaraú e Senador Sá.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Foto meramente ilustrativa

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis