Pássaros são pesquisados na Chapada do Araripe

Observar pássaros faz bem a qualquer pessoa, e também ao meio ambiente, conforme biólogos que atuam na região e vêm transformando essa ação em um hobby, que a cada dia atrai mais pessoas, não apenas do Cariri, mas de outros países. Essa experiência vem sendo replicada, a partir do projeto com o pássaro encontrado apenas na área da Chapada do Araripe, o Soldadinho-do-Araripe.

Desde 2010 foram iniciadas as expedições pelas matas da Floresta Nacional do Araripe (Flona) e pelo sopé da serra. Inicialmente, a experiência de observação foi realizada por estudantes de escolas públicas e privadas da região, incentivados pelo projeto do soldadinho, mas agora se expande e com frequência. Observadores de outros países, a exemplo da Alemanha, vêm a região para conhecer os pássaros que voam pelos céus do extenso Araripe.

Para o biólogo e admirador do ofício, Jefferson Bob, o 'Birdwatching' como se denomina a atividade de observação, tem crescido muito no mundo nos últimos anos, e, mais recentemente tomou uma dimensão inexplicável no Brasil. Para ele, esse número cresce a cada dia.

De acordo com ele, a região recebe muitos visitantes. Além do Soldadinho-do-Araripe, as pessoas vêm em busca de ver outras espécies endêmicas da caatinga. Essas aves são facilmente mostradas no lugar, mas ainda não há um grupo significativo formado por observadores do Cariri.

Atualmente a região conta com duas páginas no Wikiaves, site que reúne observadores do mundo inteiro. Uma delas é da APA - Chapada do Araripe e outra da Flora. As cidades também possuem uma página individual. Por meio do site, os observadores buscam conhecer a fundo o comportamento das aves, e trocam informações, por meio de um processo interativo com a comunidade.

Os registros de acessos chegam a mais de 1 milhão de pessoas. O prazer de observar aves acaba despertando o interesse das pessoas. Para Bob, a atividade de observar e estudar vem de longe. Desde à infância, e na universidade continuaram os estudos, com a Orintologia. Mas os grupos normalmente são compostos por uma diversidade de profissionais, de área diferentes.

Em Potengi, por exemplo, ele disse que recebe com frequência visitantes da América do Norte e da Europa. No Brasil, grupos de interesse do Sudeste e Centro Oeste. "Também temos recebido grupos daqui do Ceará, e, aos poucos, vai se consolidando um trabalho e o Cariri entrando de vez nos roteiros de observação de aves do mundo", diz ele.

O biólogo tem sido agente de divulgação das espécies da área da Chapada, por meio de páginas e grupos na internet. Uma delas é o 'faceaves'. Através do Wikiaves, as pessoas ficam informadas do que ocorre na região e as aves existentes.

Consciência
Para o biólogo Weber Girão, que atua com o projeto voltado para a preservação do Soldadinho-do Araripe, esse tipo de atividade contribui para o turismo e também a conscientização ambiental. Na Chapada do Araripe, muita gente está sempre em busca de ampliar suas listas de espécies. Há diversas aves daqui endêmicas da caatinga. E o animal de topete vermelho, o soldadinho, passa a ser o grande atrativo para esses observadores. Além disso, o Cariri também passa a ser rota para os guias devotados. Quando normalmente são estrangeiros que escolhem o Nordeste para as atividades, percorrem o Cariri por até dois dias. Bob começou a acompanhar os grupos em 2013, com incentivo de Weber. E o público para essa prática tem aumentado. Tanto que ao intensificar suas atividades, acabou se integrando à equipe do projeto do Soldadinho-do Araripe, para atuar na área de turismo com conservação do meio ambiente.

Por conta dessa dimensão que alcançou a iniciativa, a Chapada do Araripe será apresentada no maior evento de Observação de Aves da América Latina, o Avistar Brasil. O evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio deste ano, em São Paulo, e contaraá com a apresentação do Weber Girão com Projeto Soldadinho-do-Araripe.

Dentro desse contexto, Potengi será apresentado como roteiro de observação de aves. Além do Soldadinho-do-Araripe, um dos principiais focos de observação da área do Araripe, outros pássaros, por serem raros, chamam a atenção do observador, como o Bico Virado da Caatinga, Torom do Nordeste, Farinheiro e o Choca do Nordeste.

Bob destaca que projeto Soldadinho-do-Araripe lançou um Guia de Aves da Chapada do Araripe, com fotos de 290 espécies que podem ser vistas por aqui. De acordo com ele, esse guia pode ser adquirido no Instituto Cultural do Cariri.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis