Juazeiro do Norte (CE): Obras em aeroporto terão verbas do PAC

Os recursos necessários para pagamento das desapropriações de terrenos próximos ao aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste município, poderão ser disponibilizados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos próximos meses. A informação foi prestada ontem pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), através de sua assessoria de comunicação, dando conta de que as discussões referentes à liberação dos recursos já estão sendo mantidas junto ao Ministério do Planejamento.

Ontem, data tida como limite para a realização dos depósitos indenizatórios, representantes do empresariado local, juntamente com segmentos organizados da sociedade, aproveitaram para reivindicar maior atuação da bancada cearense no Congresso Nacional como forma de pressionar os Ministros Miriam Belchior e Moreira Franco, do Planejamento e Aviação Civil, respectivamente, a encontrarem uma solução para o problema.

Em nota, a Infraero explicou que o atraso no pagamento dos depósitos se deu em virtude da perda de receita ocasionada pela concessão, em 2012, de três dos maiores aeroportos da rede (Guarulhos, Viracopos e Brasília), que respondiam por 37% das receitas operacionais da Infraero, o que levou a empresa a atravessar um processo de reestruturação, inclusive financeira. Dessa forma, todos os recursos previstos no Orçamento de 2013 e que não haviam sido utilizados acabaram sendo contingenciados pelo Ministério do Planejamento.

A Infraero também informou que no último dia 14 de março fez novo pedido à Justiça objetivando prorrogar, por mais 90 dias, o prazo para pagamento dos depósitos indenizatórios. A empresa garantiu, ainda, continuar empenhada na retomada das obras de instalação dos módulos operacionais de embarque e desembarque do terminal do Cariri, que vão ampliar em 1.050 m² a área do aeroporto, cujo a capacidade atual de atendimento é de 400 mil passageiros ao ano. Em 2013, o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes registrou 388 mil embarques e desembarques.

Sensibilização
"O que nós estamos buscando com esse movimento é sensibilizar o governo federal, as autoridades representativas do Ceará e a própria Infraero para a seriedade da situação", observou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, Michel Araújo.

Segundo o líder classista, caso não seja efetivado o projeto de expansão do sítio portuário, o município poderá enfrentar uma desaceleração no setor econômico, gerando, a partir daí, inúmeros prejuízos. "Já se percebe a diminuição no número de passageiros nos terminais de embarque e desembarque, bem como de empresas de aviação que utilizam o aeroporto.

Caso nenhuma ação seja adotada como forma de garantir as obras de expansão do equipamento, nós poderemos verificar, em pouco tempo, retração nas vendas do comércio, o que acarretaria em diminuição de vagas no mercado de trabalho e, consequentemente, diminuição do poder econômico de Juazeiro do Norte e do Cariri", alertou.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis