Hoje é dia de louvar o padroeiro São José

São José, padroeiro do Ceará, é um santo popular e de forte devoção entre os sertanejos. Depois de dois anos seguidos de seca, o cearense, católico, está de olho no céu e com o coração voltado em preces para que ocorram intensas chuvas hoje. Desde o último dia 10, que se celebram em todo o Estado, festas religiosas em louvor ao santo. São 19 paróquias, além de centenas de capelas espalhadas em vilas e distritos em todos os 184 municípios.

Hoje, dia 19, dedicado a São José é feriado no Ceará. Reza a tradição, que chover no dia do santo é sinal de bom inverno. A Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê para hoje a possibilidade de ocorrência de chuva em todo o Estado. Para a madrugada e manhã, nas regiões litorâneas e na Serra da Ibiapaba. No período da tarde e noite, nas regiões Jaguaribana, Centro e Sul.

As precipitações previstas para hoje são favorecidas por aproximação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuva no Ceará.

O transcurso da festa do padroeiro do Ceará ocorre um dia antes da passagem do equinócio (quando o sol passa do Hemisfério Sul para o Norte e incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas à linha do Equador, assinalando mudança de estação - no Hemisfério Sul o início do outono) e no segundo mês da quadra invernosa (fevereiro a maio).

De acordo com a meteorologista da Funceme, Dayse Morais, a ocorrência de chuva pode sofrer influência do equinócio. "Pode mudar as condições de tempo e provocar precipitações", observou. "Cientificamente, a ocorrência de chuva no Dia de São José não tem relação com bom inverno, pois já houve ano em que não choveu nessa data e houve uma boa quadra invernosa, como o contrário também já se verificou".

A Funceme registrou ontem, véspera de São José, chuva em 86 municípios. As maiores foram em Campos Sales (64mm); Uruoca (49mm); e Crato (47mm).

Devoção
Alheio às explicações científicas, os agricultores devotos de São José participam das celebrações que incluem novenas, procissões, caminhadas, ofícios e missas. Os festejos começaram no último dia 10 e serão encerrados hoje. "Depois de dois anos seguidos de seca, o sertanejo reza fortemente pedindo um bom inverno", afirma o vigário geral da diocese de Iguatu, padre Afonso Queiroga. "Essa expressão de religiosidade popular é rica e se renova a cada ano", observa o sacerdote.

São José é padroeiro da Arquidiocese de Fortaleza, da Catedral Metropolitana, dos bairros Edson Queiroz, Lagoa Redonda, Vila Peri, Papicu, das cidades de Maracanaú e Aquiraz, que celebra São José de Ribamar, e em Cascavel, no Alto Luminoso. É também padroeiro da Diocese de Iguatu (desde 1999) e de dezenas de paróquias no Interior.

Hoje, dia dedicado ao santo, haverá missas e procissões com a condução do andor com a imagem do padroeiro do Ceará. A devoção a São José é crescente e traduz a religiosidade popular, a fé do católico e do sertanejo, em particular.

São José é padroeiro da Diocese de Iguatu desde 1999, quando foi implantada a paróquia da Sé Catedral e construído o templo dedicado ao santo. A cidade de Catarina, também celebra São José.

Em Iguatu, o novenário começou com carreata com a condução da imagem do santo em um carro do Corpo de Bombeiros e em seguida a celebração de novena. Neste ano, o novenário tem como tema central: 'Com São José unido a Cristo Videira, para produzirmos frutos como verdadeiros discípulos'. A cada noite, há quermesse, venda de comidas típicas e música ao vivo ao lado da Catedral.

A festa religiosa é dirigida pelo padre Antonio Leandro de Oliveira, pároco da Catedral. "O povo de Iguatu é religioso, participativo e atende ao chamado da igreja", disse. "A participação dos devotos tem crescido muito nos últimos anos". O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa destacou o papel de São José, obediente a Deus, na formação da família cristã.

"O novenário é momento de retiro espiritual, de preparação e de aproximação da palavra de Deus por meio dos santos", observou o padre Antonio Leandro de Oliveira. Sacerdotes da diocese de Iguatu se revezam na pregação a cada noite de novena. "O novenário é celebrado em um momento especial para os cristãos, que é a Quaresma, período de oração, fraternidade, caridade e jejum", frisou o padre Leandro.

Na comunidade de Baú, zona rural de Iguatu, as novenas são celebradas por todo o mês de março e no dia 19 haverá tradicional missa às 10 horas da manhã. A festa na localidade começou há 116 anos e é uma das mais antigas e tradicionais do Ceará. "Aqui é um exemplo de devoção e de que São José é um dos santos mais festejados do Ceará", observou a aposentada, Zenauda Alves de Oliveira, líder da comunidade.

Na diocese do Crato, São José é padroeiro da cidade de Missão Velha, e também é celebrado no distrito de Ponta da Serra, e em Juazeiro do Norte, na paróquia de São José de Limoeiro.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis