F-1: Sobe e desce das equipes em 2014

Caterham: LUZ VERMELHA A equipe usa os motores Renault, o que explica a baixa expectativa. Mas existe um ponto positivo para a equipe: o time apresentou, nos testes do Bahrein, uma melhora na quantidade de voltas percorridas em relação aos treinos da Espanha. Os tempos, no entanto, continuam longe do necessário para quem quer ser competitivo.

Ferrari: LUZ VERDE Você viu os tempos da pré-temporada? Então sabe que o desempenho do mais famosos carros vermelhos da Fórmula 1 não foi exatamente brilhante. Mas olhe mais um pouco para os números e você vai encontrar um detalhe que deixa os italianos empolgados: o carro da escuderia se mostrou confiável e conseguiu acumular boa quilometragem. Só andou menos do que Mercedes e Williams, o que quer dizer muito em uma categoria que ainda não sabe o que esperar das novas regras.

Force India: LUZ VERDE Quem olha apenas para o nome da equipe vai achar que é brincadeira, mas a evolução dos carros de Nico Hulkenberg e Sergio Perez foi visível nas últimas fases de testes no Bahrein. A equipe conseguiu fazer os melhores tempos em algumas oportunidades. E, para quem diz que pode ser uma estratégia de velocidade nos treinos para conseguir mais dinheiro, um único detalhe traz esperança: o motor Mercedes. Palpite? O time pode brigar pelo pódio (ou até vitórias).

Lotus: LUZ VERMELHA O carro preto é, disparado, o mais problemático da pré-temporada da F1. Quer provas? Bom, a versão 2014 da Lotus não ficou pronta a tempo para participar dos primeiros testes em Jerez e, depois, deu vexame no Bahrein, com um carro pouco confiável. Sem espantos, frequentou a lanterna na classificação.

Marussia: LUZ AMARELA Essa luz amarela pode ser ruim para alguns, mas é um sinal bom para a Marussia. Mesmo que não dure muito tempo, a esperança da pequena equipe é ter, enfim, sua chance de marcar os primeiros pontos na F1, algo necessário para alguém que entra em sua quinta temporada na categoria. Os testes indicaram que a escuderia, que usa motor Ferrari, conseguiu colocar seus carros em posições à frente da poderosa Red Bull.

McLaren: LUZ AMARELA Depois de uma temporada muito ruim em 2013, a equipe britânica deu sinais de que teria uma grande recuperação este ano. Mas, após ter bons resultados nos primeiros testes, na reta final da preparação viu os carros de Jenson Button e Kevin Magnussen terem problemas no meio da pista.

Mercedes: LUZ VERDE Muita gente fala que o título de 2014 será dado ao carro mais confiável. E esse posto, até agora, pertence ao time alemão. Foi a Mercedes quem mais conseguiu andar nas três fases de testes de inverno da F1. O motor da montadora é o que melhor se ajustou às novas regras até agora. A dupla de pilotos, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, é considerada uma das melhores do grid e tem potencial para brigar pelo título.

Red Bull: LUZ VERMELHA Alerta geral para a atual tetracampeã mundial de pilotos e construtores! Os testes da pré-temporada foram um martírio para os austríacos, que mal puderam ver seus carros na pista. Foi um festival de quebras, falhas e panes. O calcanhar de Aquiles é o sistema de recuperação de energia, que vai ser desenvolvido em parceria com a filial Toro Rosso (que conseguiu entender um pouco melhor o desafio e está na frente). O problema, porém, não é único da equipe: o motor Renault é um desafio a mais e, para completar, a equipe ainda não conseguiu lidar com um problema recorrente de superaquecimento.

Sauber: LUZ AMARELA Ainda com muitos problemas de confiabilidade, a equipe suíça teve princípio de incêndio e carro parado no meio da pista no Bahrein. Mesmo assim, conseguiu passar boa parte dos testes de inverno em posições intermediárias. O motor Ferrari pode ser um trunfo na disputa contra as equipes menores, principalmente as equipadas com os motores Renault, que correm contra o tempo para melhorar os modelos fornecidos pela montadora francesa.

Toro Rosso: LUZ AMARELA A filial, e não a própria Red Bull, foi quem melhor conseguiu lidar com o problemático motor da Renault. A montadora francesa encontrou sérios problemas para se adequar às mudanças de regulamento da temporada e a reta final da preparação mostrou isso. Como os italianos estão, aparentemente, na frente, a matriz austríaca já pediu ajuda para desenvolver o ponto mais frágil do carro até agora, o sistema de recuperação de energia (chamado Ers).

Williams: LUZ VERDE Sabe os testes de pré-temporada? Não que eles sejam certeza de bons resultados, mas... A equipe de Felipe Massa está dando pulos de alegrias com o que viu nas pistas até agora. O brasileiro, agora primeiro piloto e queridinho da direção da escuderia, marcou o melhor tempo dos oito dias de tomadas de tempo no Bahrein e ainda cravou o primeiro lugar em um dos quatro dias em Jerez de la Frontera, em janeiro. O carro parece ser bom, mas é a confiança no motor Mercedes que pode ser o fator fundamental para a briga por vitórias.

Fonte: UOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis