Empresa incomoda aeromoças ao solicitar uso de uniforne mais curto

O novo uniforme da japonesa Skymark Airlines está causando polêmica entre as aeromoças. A empresa, que voava apenas com aviões da Boeing, irá inaugurar ainda este ano uma rota com o Airbus A330. Para comemorar a novidade e promover a marca, a Skymark estreou um uniforme mais curto para as funcionárias que trabalharão nas novas aeronaves.

Segundo o site The Japan Times, o uniforme ganhou críticas da Federação Japonesa de Aeromoças, que faz parte do sindicato dos aeroviários do país. O grupo afirma que a roupa é inapropriada para o trabalho das mulheres, que inclui agachar-se e esticar o corpo para alcançar os compartimentos mais altos. Em uma nota publicada no dia 25 de fevereiro, a entidade disse estar preocupada que o novo comprimento possa causar problemas como assédio sexual. "Além disso, (Skymark) está tratando as mulheres como produtos, já que sua propaganda é atrair consumidores com esse uniforme", diz o texto.

Ao Japan Times, um porta-voz da empresa afirmou que as mulheres não estão sendo tratadas como produtos. "O A330 será usado pela primeira vez no Japão pela Skymark. O interior da aeronave é muito confortável, com mais espaço entre aos assentos. Queremos que as pessoas saibam disso, então adotamos esse desing de uniforme", disse. Ele também garantiu que a empresa não recebeu nenhuma reclamação direta da federação.

O vestido com menor comprimento deve ser usado apenas por seis meses, começando no dia 31 de maio. Durante uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (7/03), Shinichi Nishikubo, presidente da empresa, afirmou que eles receberão seis aeronaves até o final do ano.

Fonte: Época Negócios


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis