Crato (CE): Exposição revive Copas do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol é o segundo maior evento esportivo visto no planeta, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. No município de Crato, a história das 19 edições realizadas nos últimos 80 anos está sendo contada por meio da I Expocopa do interior cearense. De acordo com o organizador do evento, o jornalista Huberto Cabral, a aproximação da 20ª edição da competição, que se realizará no Brasil, no próximo mês de julho, motivou o relato de fatos e curiosidades sobre as disputas que envolveram a seleção brasileira, em diferentes mídias.

São livros, vídeos, CD’s, fotografias, revistas, vinis e outras opções interativas que remetem ao torcedor a emoção das participações da seleção brasileira de futebol nas competições. A variedade na I Expocopa conta, também, com amostras de dicionários contendo a linguagem esportiva, livros escritos pelos mais renomados cronistas da época - que relatam o relacionamento do esporte com os poderes -, memórias da imprensa esportiva brasileira, almanaques, fotos e um calendário regressivo para o início da Copa deste ano.

“Uma biografia literária completa do nosso futebol”, disse o torcedor Leandro Lima Cordeiro, que se emocionou ao visitar a exposição. Ele relatou a comoção provocada pela fotografia do momento em que o Uruguai goleou o Brasil, na Copa de 1950, resultando na perda do título mundial para os uruguaios por 2 a 1, no Maracanã.

A historiadora Jeane Gondim afirmou que visitar a Expocopa é reviver os grandes momentos e apreciar os tesouros do futebol do mundo, assim com as narrativas oficiais de momentos memoráveis. “A exposição, por meio de fotografias, depoimentos e até documentos, mostra a criação do projeto das Copas e curiosidades que compõe um acervo monstruoso. Ela deve ser visitada por todos”, salienta.

Uma das obras expostas, que mais tem chamado a atenção dos visitantes é o livro “Brasil Bom de Bola”, editado pelo fotógrafo caririense, Thiago Santana. A obra contém fotografias antigas de personalidades do futebol brasileiro, jogando bola em campos improvisados, nas décadas de 40, 50 e 60. O evento é promovido pela equipe esportiva do comunicador Heron Aquino e está aberto para visitação pública, de 8h às 18h, até o último dia da Copa do Mundo no Brasil.

Fonte: Jornal do Cariri 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis