Chuvas mantêm estável volume dos reservatórios no CE

Mesmo com o acúmulo das precipitações caídas durante o mês de fevereiro, somados aos índices de pluviometria já registrados durante os primeiros dias do mês de março, o volume de água na maioria dos reservatórios hídricos monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) ainda apresenta níveis preocupantes. Atualmente, o estado acumula cerca de 5,5 bilhões de metros cúbicos de água, o que representa 29,85% de sua capacidade total.

Apesar das chuvas que caíram nos últimos dias, o volume dos reservatórios não apresentou aumento significativo. No entanto, conforme o órgão gestor, as chuvas contribuíram para manter o volume nos reservatórios estável nos últimos 30 dias.

Segundo o último levantamento realizado pela Cogerh, das doze bacias monitoradas pela Companhia, apenas as bacias do Salgado e do Alto Jaguaribe registram aumento em relação as suas capacidades. Devido às chuvas que atingiram o estado no período de fevereiro até a primeira semana do mês março, a bacia do Alto Jaguaribe conseguiu receber boa recarga hídrica. Atualmente, encontra-se com cerca de 46% de sua capacidade. O açude do Muquém, localizado em Cariús, foi o que atingiu maior percentual de recarga, até o momento.

Hoje, o reservatório apresenta 56% de sua capacidade, cerca de 28 milhões de m³. Outro equipamento que também recebeu bom volume hídrico devido às chuvas do período foi o açude de Orós, que está com volume superior a 1 bilhão de m³, correspondentes a 52% de sua capacidade de armazenamento.

A situação verificada na bacia do Salgado também aponta sinais de melhoria. Em janeiro deste ano o volume apresentado era de 22% da capacidade total, o que representava cerca de 108 milhões de m³. Com as chuvas que têm caído com maior frequência na região Sul do Estado, o volume acumulado na bacia cresceu para 28% da capacidade, ampliando para 138 milhões de m³, um índice 6% maior em relação ao início do ano.

O açude de Lima Campos é o que aponta maior recuperação hídrica. O volume de água armazenada no reservatório é de 42,18 milhões de m³, o que significa 63,54% de sua capacidade. Já o açude Olho d´Água, em Várzea Alegre, ampliou sua capacidade para 58,58% e acumula cerca de 12,3 milhões de m³, enquanto que o Junco, em Granjeiro conseguiu atingir 50,64% de armazenamento, o que corresponde a cerca de 1 milhão de m³.

Os dados da Cogerh mostram, ainda, que a bacia hidrográfica que apresenta a situação mais delicada é a Bacia dos Sertões de Crateús, que está com 3,25% da sua capacidade total. Contudo, as chuvas que atingiram a região nos últimos dias proporcionou um aumento significativo na Barragem do Batalhão, que passou de 60 mil m para 620 mil m.

Outra região que apresenta uma situação mais delicada no abastecimento é a da Bacia do Curu, onde está localizado Canindé, o qual a Cogerh considera como a situação mais crítica no abastecimento em todo o Ceará.

O órgão de gerenciamento, no entanto, afirma que, para as duas regiões apontadas já há soluções emergenciais sendo adotadas, entre as quais está a construção de adutoras emergenciais. Conforme a Cogerh, para atender à região de Canindé será construída uma adutora de montagem rápida interligando o açude General Sampaio à sede do município, numa extensão de cerca de 50 km.

Já no caso da região de Crateús, a Companhia informou que será construída uma adutora de montagem rápida a partir do açude Araras, com extensão de cerca de 150km. O prazo para execução das obras é de 90 e 120 dias, respectivamente. O prazo inicia após a assinatura das respectivas ordens de serviços.

Racionamento
A Cogerh também informou que, devido à gravidade da situação em Canindé, já foi adotado o racionamento de água na região, o que não compromete a segurança hídrica do município, segundo o órgão. Informa, ainda, que todos os municípios do Ceará terão a sua segurança hídrica garantida e que todos os cenários estão sendo trabalhados, inclusive com aporte zero.

Ontem, voltou a chover no interior do Estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), houve registro em 94 municípios. As maiores precipitações aconteceram em Quixeré (58mm), Amontada (50mm), Pentecoste (50mm), Ibaretama (49mm), Irauçuba (48mm), São Gonçalo do Amarante (47mm), Trairi (45mm), Maranguape (40mm), Paracuru (38mm) e Limoeiro do Norte (37,7mm).

Juazeiro decreta emergência
Os estragos ocasionados pelas chuvas que caíram neste município nas últimas semanas levaram a administração de Juazeiro do Norte a decretar estado de emergência na manhã de ontem. O decreto é válido por um período de dois meses, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.

A ação foi adotada após o gestor do município, Raimundo Macedo, ter realizado vistoria em algumas artérias localizadas nos bairros Betolândia, Novo Juazeiro, Tiradentes, Frei Damião, Antônio Vieira e São José, onde foram constatadas a existência de diversos estragos ocasionados pelas precipitações. Em alguns bairros, inclusive, as vias praticamente desapareceram devido o surgimento de buracos de grandes proporções.

Com o estado de emergência, a intenção do município é criar uma força-tarefa para que os trabalhos de recuperação dos locais danificado sejam imediatamente inciados.

"Nós vamos realizar licitações para contratação de empresas que possam nos fornecer manilhas e telhas, e demais materiais que não estejam disponíveis no estoque da Prefeitura, para darmos celeridade as obras de recuperação", informou Raimundo Macedo.

No bairro Novo Juazeiro, moradores da Rua Raimundo Sobreira Rocha estão preocupados com a situação em que a artéria se encontra. A intensidade da chuva caída no início da semana, cerca de 100mm, fez com que o solo, que não possui qualquer tipo de canalização para o escoamento das águas, acabasse sendo arrastado por quase toda a extensão da via, gerando um enorme buraco no local.

Bombeiros
Cinco pessoas de uma mesma família, uma delas uma criança de 10 anos de idade, acabou ficando sem condições de sair de casa durante a madrugada do último domingo, e parte da manhã de segunda-feira, por causa da quantidade de água formada em frente a residência da família. O Corpo de Bombeiros foi acionado. Para que os moradores pudessem sair do local, foi necessário quebrar uma parede localizada no fundo do imóvel.

A Secretaria de Infraestrutura do município informou que já começou a elaborar um mapa das ruas da cidade que necessitam de recuperação em regime de urgência.

Conforme o secretário Akiro Menezes, que responde pela pasta, máquinas, equipamentos e trabalhadores estão sendo deslocados para prestar atendimentos às áreas mais afetadas.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a sede do município já registrou cerca de 416mm de chuvas no período de 1º de fevereiro até o dia de ontem. Os dados representam um aumento na ordem de 43,8% em relação à média histórica de precipitações na área do levantamento, conforme a Fundação. A expectativa de mais chuvas é por parte dos agricultores que dependem do inverno para plantar

Mais informações
Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (85) 3218.7020

Fundação Cearense de Meteorologia (85) 3101.1117

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Av. Ailton Gomes Alencar, S/N - Bairro Franciscano
Telefone: (88) 3511.3512

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis