Carnaval 2014: Crato abre folia com as "virgens"

A folia de Momo começa logo mais à tarde neste município com o tradicional desfile do Bloco das Virgens pelas principais ruas e avenidas da cidade. O número de participantes este ano está previsto em cerca de 20 mil homens, segundo os organizadores do evento. Maior bloco carnavalesco do Interior cearense, as "Virgens do Crato", como é popularmente conhecido, existe a mais de 50 anos e continua atraindo a participação de empresários, políticos, profissionais liberais, agricultores, sindicalistas, representantes da terceira idade e até de crianças que, acompanhadas dos pais, fazem surgir novas gerações de adeptos da brincadeira.

Eles se vestem com roupas femininas, pintam as unhas, usam maquiagem e arrumam os cabelos. A maioria dos foliões não dispensa o uso do salto alto e, para muitos, a utilização de adereços, como colares, brincos e pulseiras, também é fundamental. Há, ainda, os que não abrem mão das perucas para incrementar as fantasias que, em alguns casos, são especialmente elaboradas, ou, então, alugadas em lojas especializadas.

Após alguns anos realizada em outro local, a concentração do Bloco das Virgens do Crato retorna neste ano às suas origens, a Praça do Mirandão, onde também será realizada uma partida de futebol com homens travestidos de mulheres. O jogo acontece as 15h30 e, após a partida, os atletas irão se incorporar aos demais integrantes do bloco para darem início ao desfile, previsto para acontecer a partir das 16 horas.

Antes, ainda na concentração, os foliões realizarão a escolha da Rainha das Virgens edição 2014. Para a escolha da vencedora, serão observados alguns critérios, como desenvoltura, simpatia e figurino.

Outra novidade no desfile deste ano é a proibição da presença de carros e motos acompanhando os foliões. Todo o percurso, segundo a organização, deverá ser feito a pé. O consumo de quaisquer bebidas não poderá ser feito através do uso de garrafas de vidro.

Os organizadores da festa também estarão atentos a todo e qualquer ato que possa ser considerado atentado ao pudor e garantem que, caso aconteça, será coibido de acordo com a legislação em vigor.

"Nós tomamos todas as precauções necessárias para que o desfile das Virgens do Crato aconteça dentro de um clima onde a brincadeira e a alegria prevaleçam", informa André Lacerda, um dos organizadores do bloco.

Mais informações
Bloco das Virgens do Crato
Telefone: (88) 9927.5717

Clube Recreativo Granjeiro
Telefone: (88) 3523.4445
Região do Cariri

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis